Daniel Naroditsky, grande mestre do xadrez, morreu aos 29 anos de idade. A família de Danya, como era chamado, não confirmou a causa da morte.

Em uma declaração publicada na segunda-feira (20) pelo Charlotte Chess Center, clube ao qual era vinculado, que a morte de Daniel foi “inesperada”. Além de enxadrista, Naroditsky também era comentarista online do esporte.
“É com grande tristeza que compartilhamos a morte inesperada de Daniel Naroditsky”, publicou. “Daniel era um jogador de xadrez talentoso, comentarista e educador, um membro querido pela comunidade do xadrez.”
Enxadristas lamentam morte de Daniel Naroditsky
A morte do americano enlutou a comunidade do xadrez. O estadunidense Hikaru Nakamura, número dois no ranking mundial, lamentou a morte do colega de esporte.
“Estou devastado. Essa é uma perda massiva para o mundo do xadrez”, publicou.
De acordo com uma entrevista de Daniel ao New York Times, em 2022, seu interesse pelo esporte começou aos seis anos, quando seu irmão mais velho o ensinou a jogar. Logo, seu pai, Vladimir, e diversos treinadores perceberam seu talento.
Em 2007, ele venceu o Campeonato Mundial Juvenil Sub-12, em Antália, na Turquia, e começou atrair olhares. Com 14 anos, Daniel Naroditsky publicou o livro Mastering Positional Chess, se tornando um dos autores sobre o esporte mais novos do mundo.
“Mesmo no meu nível, ainda posso descobrir coisas belas sobre o xadrez toda vez que eu jogo, treino, ensino ou comento um torneio”, afirmou. “Ao fim da partida, tanto o rei quanto o peão vão para dentro da mesma caixa.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui