De virada, Japão bate a Alemanha na estreia do grupo E da Copa do Mundo
O Japão venceu a Alemanha de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira (23), na estreia dos times pelo grupo E da Copa do Mundo. Os alemães abriram o placar com Gündogan, de pênalti, mas os japoneses conseguiram empatar com Doan e, aos 37 minutos do segundo tempo, Asano deu a vitória para o Japão no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
A PARTIDA
O Japão quase abriu o placar ao marcar com com Maeda. Mas o camisa 25 estava em posição irregular, e a arbitragem anulou o que seria o primeiro gol da partida.
Depois disso, só deu Alemanha e fez o goleiro Gonda trabalhar. A infelicidade os japoneses bateu aos 30 minutos, quando Raum é lançado dentro da área, tromba com o goleiro adversário e cai dentro da área.
No campo, o árbitro disse que foi lance normal. O VAR chama para revisão do lance e o salvadorenho Ivan Bartón volta atrás e marca pênalti para os alemães. Gündogan colocou a bola na marca da cal e mandou no meio do gol, deslocando Gonda e abrindo o placar. Alemanha 1 a 0.
Nos acréscimos, a Alemanha faz boa jogada de contra-ataque. A bola é cruzada dentro da área na sobra do bate rebate, Havertz manda para as redes. O VAR checou o lance e apontou impedimento do camisa 7. Ele estava a frente da linha da bola.
O segundo tempo começou com os alemães indo para cima, mas o japoneses colocaram a bola no chão o botaram equilíbrio no jogo.
As alterações feitas durante a segunda etapa deixaram o time mais ofensivo Em um desses lances, aos 29 minutos, os japoneses sobem o campo de ataque pela esquerda, Minamino cruza dentro da área e Neuer da rebote. Na sobra, Doan chuta forte de esquerda para empatar o jogo.
Os Samurais Azuis não desistiram, pressionaram os alemães em busca do gol da virada e conseguiram. Com 37 minutos, Asano recebe a bola na entrada da área, passa pela marcação e e fica cara a cara com Neuer para virar a partida. Japão 2 a 1.
Histórico para um time que vence pela primeira vez um campeão do mundo em Copas e impõe uma segunda derrota na estreia para os alemães. Será que o filme de 2018 vai se repetir?
PRÓXIMOS JOGOS
A Alemanha faz o duelo de campeãs com a Espanha no próximo domingo (27), às 16 horas, no estádio Al Bayt.
Com muita moral e já podendo se classificar, os japoneses enfrentam a Costa Rica também no domingo, às 7 da manhã.
FICHA TÉCNICA
Grupo E – 1ª rodada
Local: Estádio Internacional Khalifa, Doha (Catar)
Data: Quarta-feira, 23 de novembro de 2022.
Horário: 10:00 (horário de Brasília)
Alemanha: Neuer; Süle, Rüdiger, Schlotterbeck e Raum; Kimmich, Gündogan (Goretzka) e Musiala; Gnabry (Moukoko), Thomas Müller (Hofmann) e Havertz. Técnico: Hansi Flick
Gols: Gündogan (32 min do 1º tempo).
Amarelos: não teve.
Japão: Gonda; Sakai (Minamino), Yoshida, Itakura e Nagatomo (Mitoma); Ao Tanaka, Endo, Kubo (Tomiyasu) e Kamada; Ito e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu
Gols: Doan (29 min do 2º tempo) e Asano (37 min do 2º tempo).
Amarelos: não teve.
ARBITRAGEM
Árbitro: Iván Barton (El Salvador)
Assistentes: David Morán (El Salvador) e Zachari Zeegelaar (Suriname)
Quarto árbitro: Said Martínez (Honduras)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)