Curitiba - A arrancada do Athletico, que colocou a equipe no G4 da Série B, representa uma campanha digna de quem pode brigar pelo título da competição. Dos 48 pontos que o Furacão tem no total, 22 foram conquistados nos últimos oito jogos.

Depois da derrota por 4×2 para o Criciúma, no dia 11 de agosto, o Rubro-Negro não perdeu mais. No dia 16 de agosto empatou em 1×1 com o Cuiabá e, em seguida, emplacou sete vitórias consecutivas, contra CRB, Novorizontino, Botafogo-SP, Chapecoense, Vila Nova, Athletic e Operário. Nestes jogos, conquistou 22 pontos e saiu da 13ª colocação para a zona de acesso à primeira divisão.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Antes disso, o Athletico conquistou 26 pontos em 22 jogos, com as mesmas sete vitórias, cinco empates e nove derrotas. Ou seja, em oito jogos, o time somou 84% da pontuação conquistada em quase três vezes mais partidas. Destes duelos, 16 foram sob o comando do técnico Odair Hellmann, enquanto os seis primeiros foram com Maurício Barbieri.
Das contas do rebaixamento ao desempenho de campeão
Quando empatou com o Dourado, há oito rodadas, o Furacão estava mais perto da zona de rebaixamento do que do G4. Eram nove pontos até o Novorizontino, na época, o quarto colocado com 36 pontos. A distância para a zona de rebaixamento era menor, cinco pontos para o Volta Redonda, que estava em 17º colocado, com 22.
+ “Seu ladrão”: árbitro relata xingamento de Petraglia em súmula de Athletico x Operário
Após a arrancada, o Rubro-Negro conquistou um aproveitamento de 91,7% nos últimos oito jogos. Ultrapassando, inclusive, Novorizontino e Chapecoense, que estavam no G4 na rodada 22. Neste recorte, os paulistas fizeram 11 pontos (11 a menos), enquanto os catarinenses fizeram dez.
A arrancada do Athletico
A equipe passou por um momento de sete jogos sem vencer, mas agora embalou e entrou no G4 da Série B, após 25 rodadas. A boa fase, segundo Odair, se dá pelo entendimento dos jogadores quanto à ideia de jogo.
+ Estruturação, reforços e entrega: Odair abre o jogo e explica evolução do Athletico
“A ideia tá consolidada. Consolidada dentro e fora de casa. Os resultados não são à toa, não surgiram do nada, surgiram de uma estruturação equilibrada entre as fases do jogo (…) A equipe está entregando, a gente espera continuar assim, porque hoje a gente tem consolidado a ideia, e tem variações dessa ideia”, explicou ele.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!