Uma esgrimista foi desclassificada de uma competição após se recusar a competir contra uma oponente trans. O caso aconteceu no torneio Cherry Blossom da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (3).

esgrimista protesta contra luta contra atleta trans
A esgrimista se recusou a lutar contra a oponente trans (Foto: Reprodução/Daily Mail UK)

A esgrimista estadunidense Stephanie Turner teria descoberto que enfrentaria Redmond Sullivan quando chegou no local do torneio. Quando a partida começou, ela se ajoelhou e tirou a máscara em protesto. Por isso, o árbitro mostrou a ela um cartão preto, significando sua desqualificação e suspensão do campeonato.

De acordo com o relato de Stephanie à FOX News, outras esgrimistas já haviam se pronunciado contra a participação de uma atleta trans na categoria. 

“Sinto muito, não posso fazer isso. Eu sou uma mulher, e este é um homem, e este é um torneio feminino. Eu não vou luto com homem”, afirmou Stephanie ao árbitro.

Além disso, Stephanie relatou que Redmond, a atleta trans, se aproximou dela durante o protesto, acreditando que ela estava machucada. 

“Sinto muito. Eu tenho muito amor e respeito por você, mas eu não vou te enfrentar”, disse a atleta à oponente.

Entidade de esgrima americana se posiciona sobre esgrimista trans

De acordo com a USA Fencing, entidade de esgrima estadunidense, a política para atletas transgêneros foi mudada em 2023. A princípio, as novas regras teriam sido elaboradas para “expandir o acesso ao esporte da esgrima e criar espaços inclusivos e seguros”.

“A política é baseada no princípio de que todos devem ter a capacidade de participar de esportes e foi baseada nas pesquisas disponíveis na época”, declararam. “No caso de Stephanie Turner, sua desqualificação não foi relacionada a nenhuma declaração pessoal, mas foi meramente o resultado direto de sua decisão de se recusar a lutar com um oponente elegível, o que as regras da FIE [Federação Internacional de Esgrima] claramente proíbem.”

Veja vídeo de protesto de esgrimista contra oponente trans:

Após ser desqualificada, a esgrimista ficou em 24ª colocação no campeonato (Vídeo: Reprodução/Daily Mail)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.