Após o empate no tempo regulamentar por 1×1, o Flamengo perdeu para o PSG, nos pênaltis, por 2×1, na tarde desta quarta-feira (17), pela final da Copa Intercontinental da Fifa 2025. No duelo do atual campeão da Libertadores contra o campeão europeu, o título ficou com o clube francês, com o goleiro Safonov defendendo quatro pênaltis.

PSG e Flamengo se enfrentaram pela final da Copa Intercontinental da Fifa 2025.
PSG e Flamengo se enfrentaram pela final da Copa Intercontinental da Fifa 2025. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Logo no começo do jogo, com menos de dez minutos, a torcida flamenguista tomou um um susto com o gol de Fabian Ruiz, após saída errada de Rossi. Porém, após análise do árbitro de vídeo, o gol foi anulado.

+ CBF divulga tabela do Brasileirão e Athletico e Coritiba já sabem quem pegam na voltam à elite

Aos 37 minutos, no entanto, o gol do PSG valeu. Depois de um cruzamento de Doué, Rossi desviou, mas acabou facilitando para que Kvaratskhelia mandasse para o fundo da rede. 1×0, placar do primeiro tempo.

No segundo tempo o time francês seguiu melhor em campo. Porém, aos 15 minutos, tudo mudou após Arrascaeta ser derrubado dentro da área por Marquinhos. Após análise do VAR, o pênalti foi convertido por Jorginho. 1×1. 

+ Copa do Mundo 2026: campeão leva R$ 274 milhões; veja todas as premiações

Na sequência do jogo as duas equipes buscaram o gol da vitória, com o PSG mais presente no ataque. Como nenhum dos times teve sucesso neste sentido, com Marquinhos perdendo uma grande chance no último lance, o confronto foi para a prorrogação.

No tempo extra o confronto foi equiibrado, com o cansaço afetando os dois times. Se Luiz Araújo teve chance de um lado, Dembélé quase marcou do outro. Com nenhum dos dois times conseguindo marcar nos 30 minutos da prorrogação, a disputa do título foi para os pênaltis.

Nas cobranças das penalidades máximas, pelo Flamengo, converteu apenas De la Cruz. Já pelo PSG marcaram Vitinha e Nuno Mendes. O goleiro Safonov, do PSG, no entanto, defendeu as cobrança de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Do outro lado, Dembélé chutou longe na sua vez e Rossi defendeu a cobrança de Barcola, mas isso não evitou o título francês.

Escalação do Flamengo que iniciou o jogo contra o PSG. De pé: Léo Ortiz, Erick Pulgar, Rossi, Léo Pereira e Bruno Henrique. Agachados: Plata, Varela, Arrascaeta, Jorginho, Carrascal e Alex Sandro.
Escalação do Flamengo que iniciou o jogo contra o PSG. De pé, da esquerda para direita: Léo Ortiz, Erick Pulgar, Rossi, Léo Pereira e Bruno Henrique. Agachados: Plata, Varela, Arrascaeta, Jorginho, Carrascal e Alex Sandro. (Foto:Adriano Fontes/Flamengo)

Ficha técnica 

Copa Intercontinental
Final

PSG 1 x 1 FLAMENGO 
(2 x 1 nos pênaltis)

PSG
Safonov; Zaire-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Fabián Ruiz (Ndjantou) e Lee Kang-In (Mayulu) (Barcola); Doué (Dembélé) e Kvaratskhelia (Mbaye). Técnico: Luis Enrique

Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (De la Cruz), Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Everton); Carrascal (Pedro), Plata (Samuel Lino) e Bruno Henrique (Luiz Araújo). Técnico: Filipe Luís

Local: estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar
Horário: 14h
Árbitro: Ismail Elfath (EUA) 
Auxiliares: Parker Corey e Al Atkins Kyle (EUA)
VAR: Chapman Allen (EUA)
Gols: Kvaratskhelia (PSG), aos 37/1º; Jorginho (FLA), aos 16/2º
Cartões amarelos: Fabián Ruiz e Vitinha (PSG); Alex Sandro, Jorginho, Erick Pulgar, Plata, Saúl e Juninho (FLA)
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgado

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.