Curitiba - O Athletico entra na reta final da Série B de 2025 dependendo apenas de si para garantir o retorno à elite do futebol brasileiro. Depois de ser o único entre os postulantes ao acesso a vencer na última rodada, o Furacão foi beneficiado pelos tropeços dos rivais diretos e encerrou a 35ª rodada dentro do G4.

Dudu comemora o gol do Athletico contra o Botafogo-SP
Furacão depende apenas de si para conquistar o acesso. (Foto: José Tramontin/Athletico)

O momento atual remete a 2012, ano do último acesso rubro-negro à Série A. Naquela ocasião, o Athletico também ocupava a quarta colocação após 35 rodadas, com 66 pontos — dois a mais que o quinto colocado, na ocasião o São Caetano.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

A diferença, porém, é que desta vez o cenário é mais apertado: com 56 pontos, o time ocupa o quarto lugar, à frente do Novorizontino apenas pelos critérios de desempate, e é seguido de perto por Goiás e Criciúma, que somam 55.

Lições do acesso de 2012 para o Athletico de 2025

Aliás, a trajetória de 2012 serve de espelho. Assim como em 2025, o Furacão reagiu na segunda metade da competição, após terminar o primeiro turno em sexto lugar. Com a segunda melhor campanha do returno, o Rubro-Negro garantiu a vaga na elite.

+ Athletico anuncia 35 mil checkins para partida contra o Volta Redonda

Naquele ano, o time também era forte como visitante e soube usar essa característica nas rodadas finais: venceu o ASA e empatou com o Criciúma fora de casa, fechando o campeonato com empate em 1×1 contra o Paraná Clube no Janguito Malucelli.

+ Athletico tem julgamento marcado por invasão de torcedor em jogo contra o Corinthians

Nas últimas três rodadas somou cinco pontos, enquanto os adversários mais próximos, como o Criciúma, somou três, e o São Caetano conquistou sete. Os três terminaram empatados com 71, com o Furacão ficando em terceiro pelos critérios de desempate.

Desta vez, o cenário é diferente. O fator visitante só poderá ser aproveitado em um dos três compromissos restantes — diante da Ferroviária, pela 37ª rodada. As outras duas partidas, contra Volta Redonda (no sábado, dia 8) e América-MG (no dia 23), serão disputadas na Arena da Baixada.

Como o Athletico chega para a sequência decisiva da Série B

O Furacão tem sido um visitante indigesto. Com oito vitórias em 18 partidas fora de casa, o clube ostenta o segundo melhor desempenho como longe de casa naa competição, com aproveitamento de 50%.

No entanto, na Arena da Baixada, o desempenho ainda preocupa: o Athletico figura apenas como o 13º melhor mandante da Série B.

Apesar disso, o time comandado por Odair Hellmann é dono da melhor campanha do segundo turno. Foram nove vitórias, quatro empates e três derrotas em 16 jogos — uma arrancada que manteve viva a esperança do acesso após um primeiro turno irregular.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.