Curitiba - Antes mesmo de acabar a Série B, o Coritiba já iniciou o planejamento para a temporada 2026. E isso passava pela montagem do elenco. No entanto, com a não renovação do técnico Mozart, o Coxa praticamente voltou à estaca zero, uma vez que agora busca um novo comandante no mercado e depende muito do interesse dele em algumas peças para definir o grupo do ano que vem.

O que não quer dizer que o Coxa não vai definir por conta alguns nomes. No total, são 15 jogadores do elenco principal que tem vínculo até apenas o final de 2025. Alguns já estão certos que não ficam, casos dos atacantes Everaldo e Gustavo Coutinho, mas outros devem seguir o mesmo caminho.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
O zagueiro Matias Fracchia e o atacante Dellatorre também não estão nos planos da diretoria e dificilmente ficam no clube para janeiro. Ainda assim, outros 11 jogadores ainda precisam definir seus futuros: o goleiro Gabriel Leite, os zagueiros Maicon e Rodrigo Moledo, os laterais Alex Silva e Zeca, os volantes Geovane, Filipe Machado e Wallisson, os meias Josué e Carlos de Pena e o atacante Nicolas Careca.
Coritiba tem prioridades
De todos estes, três são vistos como prioridade pela diretoria para ficarem, independentemente do novo treinador: Maicon, Wallisson e Josué. O primeiro já tem tudo encaminhado. Por ter alcançado metas coletivas e individuais, o zagueiro, emprestado pelo Vasco, mas com contrato com o clube carioca acabando, tem tudo para prorrogar o vínculo em definitivo.
+ Diretor da Império baleado por PM morre em hospital
Wallisson também vê conversas entre Coritiba e Athletic-MG, time ao qual pertence, seguindo de forma positiva e pode até ser o primeiro atleta a ser anunciado oficialmente pelo Coxa para 2026.
+ Coritiba avalia contratação de atacante que marcou quase 60 gols pelo Fortaleza
Já Josué é um caso um pouco mais complicado. Embora os dois lados tenham o interesse em um acordo, o meia português entende que precisa de uma valorização salarial, principalmente por ter sido um dos grandes destaques na campanha da conquista da Série B e receber salário menor que, por exemplo, muitas peças que chegaram ao longo de 2025.
+ Roger Machado vira plano A do Coritiba, que trabalha com outras opções
Até pela experiência negativa com Mozart, o Alviverde agora adota uma postura de cautela. Embora ambos tenham interesse, isso já não é visto como o suficiente. Antes mesmo do jogo contra o Amazonas, Josué deu uma entrevista na qual relatou que a diretoria sabe o que precisa fazer para ele ficar.
E o restante?
Os outros oito jogadores ainda precisam conversar e também dependem da chegada do treinador, que pode indicar se quer ou não ficar com algum deles. O caso do goleiro Gabriel Leite é um pouco diferente. Por ser o mais experiente entre as opções da posição, é visto como figura importante para a evolução de Pedro Morisco, Pedro Rangel e Benassi.
No entanto, Moledo, Alex Silva, Zeca, Geovane, Machado, de Pena e Nicolas Careca, no momento, têm mais chances de saírem do Coxa do que ficarem para 2026.