Abel Ferreira foi apresentando nesta quarta-feira como novo comandante do Palmeiras. Em entrevista coletiva virtual, o português falou, entre outros assuntos, sobre a utilização de jogadores vindos das categorias de base. Ele falou sobre a necessidade de se ter jovens no elenco, mas destacou a importância dos atletas mais experientes.
“Estudei o clube e as minhas ambições de agora e do futuro se encaixam muito. O clube trabalha muto com a base, mas não podemos esquecer dos mais experientes, que ajudam os jovens a crescer. Há um plano muito bem definido por quem trabalha direto na base, mas não podemos esquecer os mais velhos, que podem ajudar os mais jovens a crescer. Assim é possível ter presente e futuro”, declarou.
“O clube fez uma grande reforma na equipe, temos jogadores de forma constante vindo da base, temos o Renan e o Gabriel Silva treinando conosco, mas o time tem jogadores da base que já treinam conosco, como o Veron, tem o Wesley em seu primeiro ano, o Danilo, o Patrick, o Vinicius, o Gabriel Menino, que estão na primeira vez no Brasileiro. Vi um menino chamado Felipe Melo ter 10 quilômetros no jogo com intensidade. Isso agrada. Ver o Luiz Adriano recuperar bolas na nossa área. Por isso ganhamos o jogo, dos mais novos e mais velhos. O time está bem”, acrescentou.
Perguntado sobre possíveis contratações, Abel Ferreira não quis se adiantar se já observou alguma necessidade. Para ele, o método para reforçar o elenco é simples: procurar soluções primeiro dentro do clube.
“O primeiro que temos que fazer é olhar pra dentro do clube e saber se tem alguém aqui que pode ocupar essa exigência. Não precisamos buscar jovens, pois aqui temos. Se não acontecer, vamos atrás. Mas fiz meu diagnóstico. Não é preciso mexer muito, temos bons jogadores. Temos jovens. Já entreguei esse diagnóstico ao nosso diretor. E será sempre nessa linha: procurar dentro do clube, se não tiver procuramos fora. Não tem que mexer muito, estamos bem, temos uma base muito boa. Mas temos o Viña com 17 jogos seguidos. Vamos perder alguns para seleções. Vamos ter que procurar soluções. Estamos em todas as competições por méritos de quem trabalhou antes de mim. Todas nossas decisões serão para melhorar o Palmeiras e o nosso plantel”, explicou.
O técnico português ainda fez questão de apontar que enxerga o Palmeiras com um elenco competitivo, tanto por parte dos jovens como dos veteranos.
“Temos um time competitivo, com gente experiente que quer ganhar, com jovens que querem aparecer, ir para Europa, mas para isso precisam correr muito e da ajuda dos mais velhos. Vi o Felipe a correr, o Luiz Adriano a correr e os mais jovens têm de fazer isso. Isso faz a diferença. Não há outra forma de vencer. Ninguém me garante que se tiver os melhores jogadores vamos ganhar. Mas se tivermos a melhor equipe, temos mais chance de ganhar. Nem os treinadores com os melhores jogadores garantem que vão ganhar. Mas quem tem o melhor time tem mais chance de ganhar. Não prometo resultado ou títulos. Prometo trabalho e que o Palmeiras no primeiro ao último minuto fará tudo para ganhar”, disse.
Abel Ferreira confirmou que fará sua estreia pelo Palmeiras nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), quando o Verdão encara o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe alviverde venceu a partida de ida pelo placar de 3 a 1.