Curitiba - O Coritiba entra em seu momento mais decisivo no Campeonato Brasileiro da Série B de 2025, com uma sequência contra adversários que estão na zona de rebaixamento. Com 99,37% de chances de acesso, o Coxa está muito perto de confirmar o retorno à elite, mas carrega o gosto amargo dos últimos três compromissos da reta final do primeiro turno — justamente contra os mesmos rivais.

Apesar de figurarem na parte de baixo da tabela, Paysandu, Athletic e Amazonas complicaram a vida do time alviverde. Além de quebrarem a série invicta do Coritiba naquele momento, os tropeços também impediram que a equipe encerrasse a primeira metade da competição na liderança.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Agora, o Coxa terá dois dos três últimos jogos fora de casa, fator que pode ajudar a consolidar o retorno antecipado à elite e manter o time na briga pelo título, já que o Coritiba tem a melhor campanha como visitante da competição.
Trio da zona de rebaixamento foi “pedra no caminho” do Coritiba no fim do primeiro turno
Após vencer o CRB por 1×0, fora de casa, pela 16ª rodada, no dia 10 de julho, resultado que marcou o melhor momento da temporada, com nove jogos de invencibilidade e oito sem sofrer gols, o Coritiba acabou goleado em casa por 5×2 pelo Paysandu.
+ Coritiba pode confirmar o acesso na próxima rodada; veja as contas
A derrota interrompeu a sequência positiva e foi seguida por dois empates em 1×1, contra o Athletic, fora de casa, e o Amazonas, no Couto Pereira. A oscilação fez o time perder a liderança para o Goiás, fechando o turno com 35 pontos, logo atrás do Esmeraldino.
+ Na reta final da Série B, Coritiba perde atacante com lesão grave
Naquela reta final do primeiro turno, o trio adversário também ocupava a parte inferior da tabela: Athletic em 12º, Paysandu em 17º e Amazonas em 19º lugar. O Coritiba volta agora a enfrentar os mesmos três adversários, todos atualmente dentro da zona de rebaixamento, mas com dois jogos longe de casa.
Melhor visitante da Série B, Coxa quer usar sequência fora de casa como trunfo pelo acesso
Com 52,9% de aproveitamento fora do Couto Pereira, o Coxa é o melhor visitante da Série B e pode explorar o bom desempenho como visitante contra equipes que têm baixo rendimento em seus domínios. O Paysandu é o pior mandante da competição, enquanto o Amazonas aparece apenas na 15ª colocação nesse critério.
Já o Athletic, adversário do dia 15 de novembro, promete um duelo mais equilibrado no Couto Pereira, no confronto que colocará frente a frente o 5º melhor mandante e o 8º melhor visitante da Série B. O último jogo em casa acontece entre os dois duelos fora, sendo o primeiro contra o Paysandu neste domingo (9) e fechando o torneio frente ao Amazonas no dia 23 de novembro.
A sequência, no entanto, não deve ser tranquila. Athletic, com 37 pontos, e Amazonas, com 35, ainda lutam contra o rebaixamento — o primeiro time fora da zona é o Botafogo-SP, com 38. Ambos prometem dar trabalho ao Alviverde.
Dessa lista, apenas o Paysandu já não tem mais chances. Primeiro rebaixado à Série C de 2025, o time paraense vê parte da própria torcida torcer por uma derrota diante do Coxa, já que uma vitória alviverde também diminuiria as chances do rival Remo de brigar pelo título e pelo acesso à Série A.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.