O Coritiba é campeão brasileiro da Série B pela terceira vez na sua história. O título ocorreu após a vitória por 2×1 sobre o Amazonas, na tarde deste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, em Manaus. A partida foi válida pela última rodada da competição.

Com o acesso para a Série A já garantido na rodada anterior, o Coxa precisava de apenas um empate para levar a taça. Mesmo assim, o time paranaense conseguiu a vitória com gols no primeiro tempo de Sebastián Gómez e Iury Castilho. Na etapa final Luan Silva marcou para os mandantes.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Com o resultado, o Coritiba encerrou a competição com 68 pontos, três a mais do que o segundo colocado, o rival Athletico. Já o Amazonas, que entrou em campo já rebaixado, terminou a competição com 36 pontos, na penúltima colocação.
Com o título, o Coxa encerra a sua participação na temporada 2025. A volta será no dia 7 de janeiro de 2026, pela primeira rodada do Paranaense, contra o Foz do Iguaçu, no Couto Pereira.
Primeiro tempo
Mesmo rebaixado, o Amazonas começou melhor em campo, mais presente no ataque. Com menos de dez minutos, o goleiro Pedro Morisco já tinha feito duas defesas. Com uma hora a menos em relação a Brasília, o Coritiba pareceu sentir no início o calor de um jogo que começou às 15h30, no horário local.
Porém, a partir dos 30 minutos o time paranaense melhorou, com duas boas chances de Dellatorre, aos 31 e aos 37. Até que, aos 38 minutos, saiu o primeiro gol do Coritiba. Após boa jogada de Lucas Ronier, ele cruzou para Sebá Gómez, que mandou para o fundo da rede.
Aos 43 minutos o Coxa fez o segundo gol, com Iury Castilho. O gol foi inicialmente anulado pela arbitragem, que marcou o impedimento, mas depois da análise do VAR foi confirmado. 0x2, placar que foi para o intervalo. Na saída de campo ainda teve confusão, com a polícia precisando intervir para separar os times.
Segundo tempo
Logo no início da etapa final os donos da casa diminuíram o placar. Aos quatro minutos, Luan Silva aproveitou o cruzamento e tocou para dentro do gol. 1×2.
O gol assustou um pouco a equipe coxa-branca, que se focou mais em se defender e garantir o título. O Amazonas buscou o empate, mas o time paranaense, que tem a melhor defesa da competição, soube garantir o seu terceiro título da Série B, se tornando o clube com mais títulos na história da competição.
Ficha técnica
Série B
Rodada 38
AMAZONAS 1 x 2 CORITIBA
Amazonas
João Lopes; William Barbio (Castrillón), Alvariño, Rafael Vitor e Fabiano; Larry Vásquez, Rafael Tavares (Domingos) e Diego Torres (Dener); Kevin Ramírez (Luan Silva), Henrique Almeida e Joaquín Torres (Kiko). Técnico: Aderbal Lana
Coritiba
Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Zeca; Sebastián Gómez (Machado), Wallisson (Felipe Guimarães) e Josué (Geovane); Lucas Ronier, Iury Castilho (Vini Paulista) e Dellatorre (Nicolas Careca). Técnico: Mozart
Local: estádio Carlos Zamith, em Manaus-AM
Horário: 16h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes (SC) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Sebastián Gómez (CFC), aos 38/1º; Iury Castilho (CFC), aos 43/1º; Luan Silva (AMA), aos 4/2º
Cartões amarelos: Diego Torres, Fabiano, Henrique Almeida, Kiko e Larry Vásquez (AMA); Lucas Ronier e Josué (CFC)
Público pagante: 1.060 pessoas
Público total: 1.390 pessoas
Renda: R$ 9.750,00
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!