O Coritiba é campeão brasileiro da Série B pela terceira vez na sua história. O título ocorreu após a vitória por 2×1 sobre o Amazonas, na tarde deste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, em Manaus. A partida foi válida pela última rodada da competição.

Iury Castilho fez o segundo gol do Coritiba contra o Amazonas.
Iury Castilho fez o segundo gol do Coritiba contra o Amazonas. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Com o acesso para a Série A já garantido na rodada anterior, o Coxa precisava de apenas um empate para levar a taça. Mesmo assim, o time paranaense conseguiu a vitória com gols no primeiro tempo de Sebastián Gómez e Iury Castilho. Na etapa final Luan Silva marcou para os mandantes.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Com o resultado, o Coritiba encerrou a  competição com 68 pontos, três a mais do que o segundo colocado, o rival Athletico. Já o Amazonas, que entrou em campo já rebaixado, terminou a competição com 36 pontos, na penúltima colocação.

Com o título, o Coxa encerra a sua participação na temporada 2025. A volta será no dia 7 de janeiro de 2026, pela primeira rodada do Paranaense, contra o Foz do Iguaçu, no Couto Pereira.

Primeiro tempo

Mesmo rebaixado, o Amazonas começou melhor em campo, mais presente no ataque. Com menos de dez minutos, o goleiro Pedro Morisco já tinha feito duas defesas. Com uma hora a menos em relação a Brasília, o Coritiba pareceu sentir no início o calor de um jogo que começou às 15h30, no horário local.

Porém, a partir dos 30 minutos o time paranaense melhorou, com duas boas chances de Dellatorre, aos 31 e aos 37. Até que, aos 38 minutos, saiu o primeiro gol do Coritiba. Após boa jogada de Lucas Ronier, ele cruzou para Sebá Gómez, que mandou para o fundo da rede.

Aos 43 minutos o Coxa fez o segundo gol, com Iury Castilho. O gol foi inicialmente anulado pela arbitragem, que marcou o impedimento, mas depois da análise do VAR foi confirmado. 0x2, placar que foi para o intervalo. Na saída de campo ainda teve confusão, com a polícia precisando intervir para separar os times. 

Segundo tempo 

Logo no início da etapa final os donos da casa diminuíram o placar. Aos quatro minutos, Luan Silva aproveitou o cruzamento e tocou para dentro do gol. 1×2.

O gol assustou um pouco a equipe coxa-branca, que se focou mais em se defender e garantir o título. O Amazonas buscou o empate, mas o time paranaense, que tem a melhor defesa da competição, soube garantir o seu terceiro título da Série B, se tornando o clube com mais títulos na história da competição.

Ficha técnica 

Série B
Rodada 38

AMAZONAS 1 x 2 CORITIBA  

Amazonas
João Lopes; William Barbio (Castrillón), Alvariño, Rafael Vitor e Fabiano; Larry Vásquez, Rafael Tavares (Domingos) e Diego Torres (Dener); Kevin Ramírez (Luan Silva), Henrique Almeida e Joaquín Torres (Kiko). Técnico: Aderbal Lana

Coritiba
Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Zeca; Sebastián Gómez (Machado), Wallisson (Felipe Guimarães) e Josué (Geovane); Lucas Ronier, Iury Castilho (Vini Paulista) e Dellatorre (Nicolas Careca). Técnico: Mozart

Local: estádio Carlos Zamith, em Manaus-AM
Horário: 16h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes (SC) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ) 
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Sebastián Gómez (CFC), aos 38/1º; Iury Castilho (CFC), aos 43/1º; Luan Silva (AMA), aos 4/2º 
Cartões amarelos: Diego Torres, Fabiano, Henrique Almeida, Kiko e Larry Vásquez (AMA); Lucas Ronier e Josué (CFC)
Público pagante:
1.060 pessoas
Público total: 1.390 pessoas
Renda: R$ 9.750,00

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.