Contratação mais cara da história do Furacão, o atacante Kevin Viveros desencantou no Furacão no seu primeiro jogo como titular. Porém, mesmo com dois gols do colombiano, o Athletico empatou com o América-MG por 2×2, na noite deste domingo (27), no Independência, com um gol de pênalti de Willian, do Coelho, aos 51 minutos do segundo tempo. O outro gol do time mandante foi marcado por Marlon, em jogo pela Série B.

Athletico e América-MG se enfrentaram pela Série B 2025. (Foto: Duda Matoso/Athletico)
Athletico e América-MG se enfrentaram pela Série B 2025. (Foto: Duda Matoso/Athletico)

Com o empate, o Athletico encerra o primeiro turno da Série B com 25 pontos e fica na décima colocação, cinco pontos atrás do G4. Já o América-MG soma 21 pontos e segue na 15ª posição, com um ponto a mais do que o primeiro time na zona de rabaixamento.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Na abertura da segunda metade do campeonato, o Athletico recebe o Paysandu no domingo (3), às 18h30, na Ligga Arena, enquanto o América-MG visita o Botafogo-SP no sábado (2), também às 18h30. Antes disso, o Furacão tem compromisso decisivo pela Copa do Brasil: enfrenta o São Paulo na próxima quinta-feira (31), no Morumbis, pelo jogo de ida das oitavas de final.

Como foi o jogo

O primeiro tempo no Independência foi equilibrado e começou com boa intensidade dos dois lados. Logo aos sete minutos, o América-MG criou a primeira chance com Elizari, que arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol. O Athletico respondeu dois minutos depois em tentativa semelhante, mas a bola também passou longe.

A partir da metade da etapa, o Furacão passou a ter maior presença ofensiva, com boas articulações no meio-campo. Mendoza e Zapelli se destacavam na construção das jogadas, enquanto o América tentava responder em velocidade, mas enfrentava dificuldades diante da marcação atleticana.

A superioridade rubro-negra se traduziu em gol aos 36 minutos. Após jogada pela esquerda, Mendoza cruzou na medida para Kevin Viveros, que apareceu livre na pequena área e cabeceou firme para abrir o placar.

Com a vantagem, o Athletico recuou as linhas e passou a administrar o resultado. O América tentou reagir nos minutos finais da etapa, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do adversário.

+ Sócios pedem afastamento de Petraglia do Athletico por gesto obsceno

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Athletico manteve a postura defensiva, fechando os espaços do América e tentando controlar o ritmo da partida. Logo aos 5 minutos, Patrick chegou a balançar as redes após cruzamento da esquerda, mas o lance foi anulado porque a bola havia saído pela linha de fundo.

Na jogada seguinte, o América aproveitou o vacilo defensivo e empatou. Marlon recebeu na esquerda, invadiu a área e bateu cruzado no canto de Santos, igualando o marcador.

O gol deu novo ânimo ao time da casa, enquanto o Furacão demorou alguns minutos para se reencontrar em campo. No entanto, quem voltou a marcar foi o Rubro-Negro. Após dividida entre Zapelli e a zaga do Coelho, a bola sobrou para Kevin Viveros, que, livre na marca do pênalti, bateu firme para fazer seu segundo gol na partida e recolocar o Athletico em vantagem.

Com o placar favorável, o time de Odair Hellmann reforçou o sistema defensivo e administrava o resultado. Até que, aos 49 minutos, o árbitro marcou pênalti de Arthur Dias em Willian Bigode. Na cobrança do mesmo Willian, aos 51, Santos até defendeu, mas no rebote o jogador do América mandou para a rede. 2×2, placar final.

Ficha técnica

SÉRIE B
19ª rodada

AMÉRICA-MG 2×2 ATHLETICO

América-MG
Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon (Dalbert); Guilherme (Ortiz), Miqueias e Fer Elizari; Facundo (Stenio), Héber (Willian) e Miguelito. Técnico: Luís Fernando Flores.

Athletico
Santos; Belezi, Aguirre e Léo; Kauã Moraes, Felipinho (Riquelme), Léo Derick (Arthur Dias), Zapelli e Patrick; Steven Mendoza e Kevin Viveros. Técnico: Odair Hellmann.

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar (CE) e Bruno César Chaves Vieira (PE)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Kevin Viveros (CAP), aos 36 do 1º; Marlon (AME), aos 7 do 2º; Kevin Viveros (CAP), aos 21 do 2º; Willian (AME), aos 51 do 2º
Cartões amarelos: Mariano (AME); Riquelme (CAP);
Público pagante: Não divulgado
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgado

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!