Curitiba - 2025 foi daqueles anos em que o torcedor do Athletico teve um misto de tensão com alívio. Na maior parte da temporada, o incômodo de estar na Série B, com o medo de que o acesso se tornasse um sonho distante. Porém, terminou com a euforia e o ‘dever cumprido’ com o retorno à elite. Agora, inicia 2026 sabendo que é preciso fazer mais do que o que foi apresentado recentemente.

A grande meta é recuperar o prestígio de temporadas recentes, quando foram conquistadas as Copas do Brasil e Sul-Americana, além de chegar à final da Libertadores. Sempre aliadas a campanhas seguras no Brasileirão. De repente, o Furacão se viu em queda livre no rebaixamento de 2024 e precisando se reconstruir para disputar a segunda divisão depois de 14 anos.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Dois anos de sofrimentos depois, o Rubro-Negro espera um ano mais calmo. Entre os quatro que conquistaram o acesso, é o que larga já na frente, por manter a base titular e o que ter mais perspectivas de melhoras.
Elenco vai se moldando aos poucos
Pelo investimento feito ainda na Série B, o Athletico já deu o recado que, se quiser, pode já neste 2026 deixar para trás os sustos e olhar para cima outra vez. Afinal, gastar quase R$ 30 milhões só em um reforço é para poucos, até mesmo para times da Série A.
+ Athletico cita entrave jurídico e financeiro para não contratar Renan Lodi
E a contratação de Viveros é apenas um exemplo de como o clube foi certeiro. Tanto que vai repetindo o cenário neste início de temporada, trazendo nomes de pouca expressão, como o lateral-direito Gilberto e o meia Alejandro Garcia. Além deles, o volante Portilla já está em Curitiba. Peças que chegam sem muito alarde, mas que prometem melhorar o nível do elenco atleticano.
Athletico quer dar nova guinada
Só que, sem dúvidas, o maior ‘reforço’ do Athletico foi a permanência do técnico Odair Hellmann, que chegou a ser especulado no Internacional. Grande responsável pela reação do Furacão, o treinador agora iniciará a pré-temporada e pode impor ainda mais uma evolução na equipe.
+ Conheça o elenco do Athletico para o Campeonato Paranaense 2026
Ainda outras contratações devem chegar já com as competições em andamento, o Rubro-Negro jogará o Paranaense com a equipe de aspirantes, se preparando para o Brasileirão. Em meio a essa nova reformulação, o clube vai se ajustando, para fazer de 2026 o ano que marcará uma nova guinada e deixando para trás temporadas que ficariam marcadas apenas como ‘ponto fora da curva’.
Certamente 2025 serviu de aprendizado, para corrigir problemas internos e voltar o foco total ao futebol. E a prova disso será dentro de campo, para o torcedor, de vez, esquecer o que passou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.