Curitiba - A derrota para o Operário, em Ponta Grossa, poderia ter custado caro ao Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. No entanto, a combinação de resultados da 24ª rodada foi favorável ao Coxa, que manteve a vice-liderança e segue firme tanto na briga pelo título quanto no caminho de retorno à elite do futebol brasileiro.

Lance de Operário x Coritiba, pela Série B
Derrota para o Operário não mudou a situação do Coxa na tabela. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

O líder Goiás tropeçou em casa diante do Botafogo-SP e permaneceu com 44 pontos, apenas um à frente do Coritiba, que soma 43. Já a Chapecoense, que poderia ultrapassar o Verdão, empatou em casa com o Vila Nova e chegou aos 41 pontos, dois a menos que o time paranaense.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Outro concorrente direto, o Criciúma, venceu o Remo e subiu para a quarta colocação, com 39 pontos — ainda distante do Coritiba. Mas segurou outro postulante ao acesso. Além disso, o Novorizontino perdeu para o Athletico, estacionou nos 36 pontos e segue fora do G4, mantendo os sete pontos de vantagem que o Coxa já tinha sobre o quinto colocado antes da rodada.

+ Atacante é dispensado pelo Coritiba após cinco jogos e confusão fora de campo

No panorama geral, o Alviverde mantém forte possibilidade de acesso, com 78,8% de chances de subir à Série A. Na disputa pelo título, o time aparece com 25,5%, enquanto o Goiás lidera a projeção com 34,1%.

Qual caminho o Coritiba deve seguir para garantir o acesso?

O Coritiba soma 43 pontos e precisa chegar aos 64 para praticamente assegurar vaga na Série A. Isso significa conquistar 21 pontos em 13 rodadas, o que exige um aproveitamento de cerca de 53,8% até o fim da competição. Na prática, o Coxa tem três rotas possíveis: vencer sete jogos, ou somar seis vitórias e três empates, ou ainda cinco vitórias e seis empates, perdendo apenas duas partidas.

+ Coritiba corre contra o tempo para contratar mais um atacante

Para atingir essa meta, o time precisa voltar a ser forte em casa, transformando o Couto Pereira em um trunfo, e seguir competitivo fora. Hoje, o Coxa tem apenas a 11ª melhor campanha como mandante, com 22 pontos em 13 jogos (66,7% de aproveitamento). Como visitante, lidera a competição, com 21 pontos em 13 jogos e 53,8% de aproveitamento.

Coritiba terá mais uma rodada antes da “final” contra o Goiás

O Coritiba está a apenas um ponto do Goiás e tem a chance de virar o jogo na disputa pelo título da Série B. O confronto direto será no dia 21 de setembro, pela 26ª rodada. Antes disso, o Coxa recebe a Ferroviária, enquanto o Esmeraldino visita o Avaí.

+ Ex-vice-presidente do Coritiba, Ernesto Pedroso morre aos 78 anos

No melhor dos cenários, o time paranaense pode chegar ao duelo direto contra o líder já na ponta – caso vença a Ferrinha no Couto e o Avaí triunfe sobre o Esmeraldino em Santa Catarina -, com a possibilidade de ampliar a distância para o principal concorrente.

Para seguir lutando pelo título, o Coritiba precisa transformar o Couto Pereira em fortaleza. Dos 13 jogos restantes, seis serão em casa, e garantir pontos nesses confrontos é fundamental. Fora de casa, onde ostenta a melhor campanha da competição, o Alviverde terá desafios pesados diante de adversários diretos, como Avaí e Cuiabá.

O Goiás, por sua vez, também encara uma sequência difícil, com jogos contra Chapecoense, Athletico e Novorizontino. Se tropeçar nesses compromissos, o caminho abre para o Coxa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!