Curitiba - O Athletico voltou a apostar em nomes estrangeiros, mesmo depois de uma fala polêmica do ex-diretor de futebol Paulo Autuori, no ano passado, e também da acusação do presidente Mario Celso Petraglia de panelas. Para a janela de transferências que abre nesta quinta-feira (10), o Furacão já tem três nomes do mercado sul-americano confirmados.

Autuori disse, antes do rebaixamento no ano do centenário rubro-negro, que quando estava no clube em 2022 “pediu para não contratar mais” estrangeiros. O ex-dirigente alega que quando o número de estrangeiros no elenco é próximo do limite (nove), isso prejudica o trabalho do treinador, além de ser “absurdo”.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
“Essa mudança, de aumentar o limite, foi absurda. O futebol brasileiro precisa se questionar se realmente precisa desse número de estrangeiros (…) Quando saí, em 2022, eram cinco, e eu pedi que não contratassem mais, porque isso cai no colo do treinador. Quando tem o limite, ele precisa fazer escolhas, e geralmente quem fica de fora são sempre os mesmos. Isso gera incômodo em alguns e tem impacto no trabalho“, disse em entrevista coletiva em 2024.
Odair Hellmann pensa diferente
Apesar da polêmica no ano passado, hoje o Furacão conta com nomes diferentes, tanto na diretoria quanto na comissão técnica. O técnico Odair Hellmann acredita, inclusive, que o número de jogadores estrangeiros que já estão no elenco podem ajudar na chegada dos novatos.
+ Ex-Athletico, Kleberson cai em pegadinha de humorista e Denilson
“A gente tem estrangeiros também no clube. Com certeza são jogadores que convivem com muitos brasileiros também, isso tem facilitado a adaptação. A gente espera estar de braços abertos para que essa adaptação seja rápida”, afirmou ele.
Estrangeiros no Athletico: 2024 x 2025
Quando Autuori fez aquela declaração no ano passado, o elenco do Athletico contava, ao todo, com oito jogadores: Gamarra, Leo Godoy, Esquivel, Zapelli, Cuello, Di Yorio, Canobbio e Mastriani. No entanto, de acordo com Petraglia, teriam sido um dos responsáveis pelo rebaixamento da equipe no Brasileirão, sendo uma das “panelas” do elenco. Tanto é que, atualmente, Esquivel e Zapelli são os únicos remanescentes.
Hoje, com a chegada de Kevin Viveros e Steven Mendoza, o Furacão também conta com oito jogadores no elenco: o goleiro Maksym (Ucrânia), o lateral-direito Hayen Palacios (Colômbia), o zagueiro Tobias Figueiredo (Portugal), o lateral-esquerdo Lucas Esquivel (Argentina), o meia Bruno Zapelli (Argentina) e os atacantes Kevin Velasco e Steven Mendoza (Colômbia).
No entanto, o Furacão deve anunciar em breve o zagueiro colombiano Juan Felipe Aguirre, que já desembarcou em Curitiba, e avalia as contratações de Christian Oliva, do Nacional, do Uruguai, e Gonzalo Tapia, do River Plate, da Argentina.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!