Curitiba - O Athletico terá pela frente uma sequência importante neste mês, com três compromissos que podem definir o rumo da equipe na Série B 2025. O Furacão enfrenta o Remo em casa no próximo sábado (14) e o clássico Atletiba, também na Arena da Baixada, no sábado (28). Entre essas partidas, o time rubro-negro tem uma viagem curta até Santa Catarina para encarar o Avaí, no sábado (21).

Torcida do Athletico na Arena da Baixada
Arena da Baixada será importante para uma possível reação do Furacão. Foto: José Tramontin/ Athletico

Antes dessa maratona, o Athletico encerrou o mês de maio com duas vitórias seguidas por 1×0 — sobre o Brusque (20/5), pela Copa do Brasil, e o Athletic (24/5), pela Série B — ambas na Arena da Baixada. Já em junho, começou com um empate em 2×2 diante do Operário, em Ponta Grossa, e uma derrota em casa para o Atlético-GO, no último domingo (9).

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Assim, esse período se torna decisivo, e “caseiro”, para o Rubro-Negro, que busca reagir e somar pontos fundamentais para retomar a briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro.

Aproveitamento em casa pode virar trunfo do Athletico para reagir na Série B

Com todos os jogos da 11ª rodada disputados, o Athletico ocupa a 12ª posição, com 14 pontos e um aproveitamento geral de 42,4% na competição. Em casa, esse índice sobe para 55,6%, o que pode ser um trunfo para o time na sequência do mês, já que, fora de casa, o rendimento despenca para 26,7%.

+ Empresa de acompanhantes nega associação indevida ao Athletico: “Reconhecimento da grandeza” 

Aproveitar a sequência de jogos em casa, e a curta viagem para o estado vizinho, e conquistar os nove pontos ainda em disputa no mês colocaria a equipe, virtualmente, na parte de cima da tabela, considerando que a diferença para o rival Coritiba, primeiro time dentro do G4, é de seis pontos.

Por outro lado, uma nova sequência negativa agravaria ainda mais a crise na Baixada, já que o Furacão vê o Z4 se aproximar perigosamente: apenas quatro pontos separam o Rubro-Negro do Botafogo-SP, primeiro time na zona de rebaixamento.

+ Técnico do Athletico assume responsabilidade por derrota na Arena da Baixada

Treinador do Athletico reconhece que precisa se recuperar fora de casa

A derrota em casa no último domingo acendeu um sinal de alerta, reconhecido pelo técnico Odair Hellmann. Ele admitiu que a equipe precisará buscar os pontos desperdiçados na Arena da Baixada também como visitante, além de transformar o estádio em um verdadeiro diferencial.

A gente tem que fazer um esforço muito maior. É passo a passo. A Arena tem que ser diferencial para nós. Hoje não foi. E isso faz muita diferença na tabela. Hoje, mesmo com vitória, ficaríamos distantes do G4 porque já deixamos escapar pontos em casa”, comentou o treinador em entrevista coletiva após a derrota para o Atlético-GO.

+ Teto retrátil do estádio do Athletico não suporta forte chuva em Curitiba. Veja vídeos

Elenco do Furacão também entende a responsabilidade

O atacante Leozinho também reforçou, durante a coletiva, a missão do elenco e a mentalidade necessária para brigar pelo G4.

Sabemos que temos um elenco para brigar pelo G4. Nosso foco é esse. Não é porque perdemos esse jogo que vamos desistir do nosso principal objetivo. O campeonato é longo e, como você falou, agora a gente tem que buscar os pontos perdidos fora de casa”, afirmou.

+ Athletico acerta contratação de volante africano de 19 anos

Ele ainda destacou a responsabilidade de vestir a camisa do Athletico, especialmente em um momento delicado. Segundo Leozinho, tanto ele quanto os demais reforços têm consciência do desafio que é representar um clube como o Furacão.

“O momento não é bom, mas, como o professor falou, a gente tem que trabalhar nos nossos defeitos, no que a gente tem errado, para dar a volta por cima o mais rápido possível”, concluiu.

+ Presidente da FPF justifica voto na eleição da CBF e questiona posição dos clubes

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!