Curitiba - Quando se diz que o retorno de Athletico e Coritiba à primeira divisão do futebol brasileiro é positivo para todo mundo, algum torcedor mais radical pode torcer o nariz. Mas a volta da dupla Atletiba é encarada com otimismo por vários setores. E há a expectativa de um impacto considerável na economia do Paraná. É o que apontam estudos do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha).

Com a possibilidade de Furacão e Coxa voltarem a encarar adversários de ponta, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Internacional, por exemplo, Curitiba ganha muito com o turismo. “Turismo é uma ferramenta benéfica não só para a divulgação de um local, mas para o movimento financeiro no destino. O Paraná sempre se mostra apto a receber todos os públicos com boa hospedagem, gastronomia e atrativos que complementam uma viagem motivada pelo futebol, por exemplo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
+ CBF divulga tabela do Brasileirão e Athletico e Coritiba já sabem quem pegam na voltam à elite
Segundo a Seha, o fluxo de visitantes em Curitiba aumenta significativamente quando Athletico e Coritiba recebem os rivais da primeira divisão. Em dias de jogos do Brasileirão, a rede hoteleira chega a atingir 80% de ocupação nos hoteis. Isto porque torcedores não só das cidades das equipes vão acompanhar o jogo, mas também de outras regiões, como o interior do Paraná e do norte de Santa Catarina.
Athletico e Coritiba, a força do esporte
Para Karla Sottomaior, vice-presidente do Seha, o ideal seria não só a presença de Athletico e Coritiba, mas também a recuperação plena do Paraná Clube. “Eu torço para o Athletico, mas sempre digo: quero que os três maiores times da Capital disputem competições como a Série A, porque o movimento que isso gera na rede hoteleira é gigante. Os esportes, como um todo, acarretam uma demanda para os hotéis, é importante fomentar atividades assim no Paraná”, afirmou.
E os grandes jogos do Brasileirão vão se tornar atrativos para mais visitas a Curitiba – que já vem recebendo muitos turistas também para os grandes shows que acontecem na cidade. “0 retorno dos clubes à elite do futebol nacional tende a gerar maior visibilidade para a cidade, impactando a cadeia produtiva local e mostrando como o Paraná tem espaços qualificados para a recepção de grandes públicos”, resumiu Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!