Curitiba - Antes vista como solução, a base tem sido deixada de lado no Athletico em 2025. Um levantamento feito pelo repórter Guilherme Moreira, da rádio Jovem Pan News mostra que, fora atletas titulares como Mycael e Lucas Belezi (formados na base do clube), outros tem recebido poucas chances de jogar.

Riquelme volante do Athletico
Riquelme é um dos meninos da base que menos jogou em 2025. Foto: José Tramontin/Athletico

A baixa minutagem destes, portanto, chama a atenção visto o perfil utilizado pelo Athletico nas últimas edições do Campeonato Paranaense. Há poucos anos o clube optava por jogar a maioria do torneio com um elenco composto por atletas sub-17, sub-20 e sub-23. Todavia, o cenário mudou e, neste ano, existe a opção clara por jogadores mais experientes.

Criados na base do Athletico, Mycael, Lucas Belezi e João Cruz são exceções

Na lista que compõe os nomes de jogadores que saíram da base do Athletico para o profissional, os nomes do goleiro Mycael, do zagueiro Belezi e do meia João Cruz acabam se destacando.

Titulares durante boa parte do Campeonato Brasileiro de 2024, quando viraram titulares, os três seguem como titulares do Athletico. O primeiro jogou nove partidas neste ano e esteve em campo durante 810 minutos.

Contudo, o zagueiro Lucas Belezi também tem números que chamam a atenção. Natural titular ao lado de Léo, o defensor jogou oito jogos neste paranaense e esteve em campo durante 720 minutos.

Por fim, o meia João Cruz, de apenas 18 anos, também tem bons números em 2025. Com 10 jogos e 564 minutos em campo, o jovem ainda luta pela condição de titular absoluto. Todavia, os dois gols marcados no torneio o credenciam a uma vaga entre os onze na temporada.

Riquelme, Chiqueti e mais: jovens talentos quase não entram em campo e pouco contribuem

O sucesso de Mycael, Belezi e João Cruz, contudo, não se estende a outros oito jogadores listados pelo repórter Guilherme Moreira. Atletas considerados talentosos internamente, como o atacante Felipe Chiqueti, sequer tiveram (pelo menos até aqui), chances de jogar.

Além de Chiqueti, o zagueiro Marcão e o também atacante Sorriso ainda aguardam uma oportunidade para estrear no time profissional do Athletico em 2025.

O goleiro Matheus Soares (um jogo), o lateral-esquerdo Léo Dérik (quatro jogos), o volante Riquelme (um jogo), o meia Juninho (um jogo) e o atacante Kayke (dois jogos), juntos, somam 264 minutos em campo.

Todavia, esse valor é muito puxado pelo fato de Matheus Soares ter sido titular em um jogo (90 minutos, portanto) e Léo Dérik ter entrado em quatro jogos (no total, atuou 113 minutos).

Com ou sem base, Athletico inicia luta por vaga nas semifinais do Paranaense na sexta-feira (21)

O Athletico volta a jogar na sexta-feira (21), em partida já em caráter decisivo contra o Azuriz, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco. O jogo começa às 20h e terá transmissão das rádios Jovem Pan News e Banda B.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!