Curitiba - O Athletico terá pela frente um desafio histórico nas quartas de final da Copa do Brasil de 2025. Para avançar à próxima fase, o Rubro-Negro precisará superar um tabu que já dura quase três décadas: nunca conseguiu eliminar o Corinthians na competição. Os dois times se enfrentaram em três oportunidades (1997, 2001 e 2009), foram seis jogos, com três vitórias do Timão, duas do Furacão e um empate.

Com três confrontos diretos e três eliminações, a história pesa em desfavor do Athletico. Para seguir em recuperação e manter a boa fase no torneio nacional — depois de eliminar o São Paulo nas oitavas —, o time terá que superar um rival que sempre levou a melhor no mata-mata.
Athletico x Corinthians na Copa do Brasil: três confrontos, três eliminações rubro-negras
Athletico e Corinthians já se enfrentaram em três edições da Copa do Brasil, todas com classificação alvinegra. A primeira foi em 1997, nas quartas de final. O Furacão surpreendeu no Pacaembu e venceu por 2×1, mas acabou goleado por 6×2 em Curitiba, no Pinheirão, sendo eliminado pelo agregado de 7×4.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Em 2001, também pelas quartas, o Timão segurou o empate sem gols no Pacaembu e garantiu a vaga com vitória por 1×0 na Arena da Baixada, gol de Ewerthon.
+ Ingressos para Athletico x Corinthians começam a ser vendidos para o público geral
O último encontro foi em 2009, nas oitavas de final. O Athletico venceu o jogo de ida na Arena por 3×2, depois de chegar a abrir 3×0, mas viu o Timão virar a série no Pacaembu, com vitória por 2×0 e dois gols de Ronaldo Fenômeno.
Como chega o Athletico
O Furacão entra no confronto em um momento de recuperação na Série B e vivendo boa fase na Copa do Brasil. O Rubro-Negro voltou a vencer na segunda divisão após sete jogos de jejum e, no torneio nacional, eliminou o São Paulo nos pênaltis — com atuação heroica de Santos, que defendeu todas as cobranças da equipe tricolor.
Em 2025, a equipe atleticana soma 19 vitórias, 13 empates e 12 derrotas em 44 partidas, com 60 gols marcados e 48 sofridos.
Como chega o Corinthians
Do outro lado, o Corinthians chega em meio a uma temporada instável. Na Série A, ocupa a 11ª colocação, com 25 pontos e aproveitamento de 39,7%. Porém, também vem de um grande resultado na Copa do Brasil, onde eliminou o rival Palmeiras vencendo os dois jogos das oitavas.
Na atual temporada, são 25 vitórias, 14 empates e 12 derrotas em 51 confrontos, com 63 gols marcados e 52 sofridos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!