Curitiba - O Athletico viveu uma Série B marcada por contrastes. Embora tenha conquistado o acesso diante da torcida, o time mostrou dificuldades para manter regularidade como mandante, mas reagiu de forma madura longe da Arena da Baixada. O Furacão conseguiu subir para a primeira divisão muito pela campanha como visitante, onde acumulou pontos que foram fundamentais para o acesso.

Luiz Fernando e Esquivel comemoram o primeiro gol do Athletico contra o Avaí.
Luiz Fernando e Esquivel comemoram o primeiro gol do Athletico contra o Avaí, na Ressacada. (Foto: José Tramontin/Athletico)

A Arena da Baixada sempre foi o caldeirão do Furacão, mas nesta temporada o desempenho em casa foi abaixo do esperado. Para se ter ideia, o Rubro-Negro foi o sexto melhor mandante da Série B, com 19 jogos, dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

No entanto, foi longe de casa que o Athletico desempenhou o melhor futebol na competição, sendo o segundo melhor visitante, atrás apenas do Coritiba. O aproveitamento total é de 55,5%, com 19 jogos, nove vitórias, três empates e sete derrotas, ficando atrás do rival apenas pelo saldo de gols.

Surpreendeu os adversários

Em seus domínios, o Furacão é obrigado, pelo contexto do jogo, a tomar a iniciativa. Consequentemente, os adversários adotam uma postura mais reativa. Mesmo assim, em alguns jogos em casa o Furacão perdeu para equipes que jogaram em bloco baixo, algo que incomodou o técnico Odair Hellmann ao longo da temporada.

Sem contar os inúmeros tropeços na reta final, quando a equipe vencia, mas não soube administrar a vantagem e acumulou diversos resultados negativos.

Já fora de casa, os adversários não esperavam que o Athletico manteria uma postura mais ofensiva, como é incomum aos visitantes na Série B. Dessa forma, mesmo que nem sempre propusesse o jogo, a equipe não ficava na defensiva.

Atacantes do Athletico brilharam fora de casa

Algo que também chama atenção no desempenho do Rubro-Negro como visitante é o número de gols marcados. São 29 no total, de longe a equipe que mais marcou gols fora de casa, apesar de ter sofrido 27.

O destaque do ataque por exemplo, Kevin Viveros, marcou nove gols nesta Série B, sendo oito fora de casa e apenas um na Arena.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.