Curitiba - A campanha do Athletico na Série B 2025 tem sido marcada pela instabilidade. Em 13 partidas, o Furacão soma seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 51,3%. Apesar dos altos e baixos nos resultados, o time rubro-negro ostenta, até o momento, o posto de melhor ataque da competição, com 18 gols marcados.

Renan Peixoto comemora o gol de antes do meio do campo contra o Avaí.
Renan Peixoto comemora o gol de antes do meio do campo contra o Avaí. (Foto: José Tramontin/Athletico)

No entanto, essa liderança ofensiva pode ser ameaçada nesta segunda-feira (23) por Novorizontino e Goiás, que entram em campo pela 13ª rodada com 17 e 15 gols, respectivamente.

Se o ataque mantém números expressivos, por outro lado a defesa segue sendo motivo de preocupação. O Athletico já sofreu 18 gols, mesmo número dos tentos anotados, e só conseguiu terminar dois jogos sem ser vazado na Série B. Com isso, o Furacão tem a segunda pior defesa da competição, empatado com Amazonas e só perdendo para o lanterna Athletic.

Renan Peixoto: de questionado no Athletico a vice-artilheiro da Série B

Entre os destaques do ataque rubro-negro está Renan Peixoto. O atacante, que em determinados momentos foi alvo de críticas e até vaias da torcida, respondeu em campo com um golaço do meio de campo, na vitória sobre o Avaí por 2 a 1, no último sábado (21).

+ Atacante do Athletico admite que gol do meio de campo não foi por acaso

O gol não só colocou Peixoto na artilharia do Athletico na Série B, como também na vice-artilharia geral do campeonato, com cinco gols, ao lado de Carlão (Ferroviária), Daniel Amorim (Operário) e Nathan Fogaça (Novorizontino). O líder é Pedro Rocha (Remo), com seis gols.

Veja os principais artilheiros do Athletico na Série B:

Renan Peixoto – 5 gols
Alan Kardec – 3 gols
Giuliano – 3 gols
Luiz Fernando – 2 gols
Bruno Zapelli – 2 gols
Hayen Palacios, Léo Pelé e Tevis – 1 gol cada

Vale destacar que, na temporada, o artilheiro do Athletico é Luiz Fernando, com 11 gols.

Luiz Fernando fala sobre cobrança e projeta reação

Apesar dos números mais discretos na Série B – apenas dois gols marcados –, foi de Luiz Fernando o gol que abriu o placar na vitória contra o Avaí. Após o jogo, o atacante falou sobre a cobrança pessoal e a busca por evolução.

+ Técnico do Athletico comemora vitória fora de casa: “Perfeito para hoje”

Sempre penso que o mais importante é ajudar a equipe, seja com gol, assistência ou participando das jogadas. Se for com gol, melhor ainda, porque é uma característica minha. Finalizo bem e consegui marcar hoje”, avaliou, em entrevista para a rádio Transamérica.

Questionado sobre a possibilidade de brigar pela artilharia da Série B, Luiz Fernando afirmou que o foco está no trabalho diário e no objetivo maior: o acesso.

Espero continuar marcando para ajudar o Athletico e, se papai do céu abençoar, posso sim sonhar com a artilharia da competição. Sonho bastante com isso, mas vou seguir trabalhando com os pés no chão para conquistar nosso grande objetivo“, finalizou.