Curitiba - O Athletico já virou a chave para 2026 após garantir o retorno à Série A e começa a planejar a nova temporada. A boa notícia para o Furacão é que a espinha dorsal do time principal está praticamente definida, graças às contratações feitas ao longo de 2025, o que coloca o clube em vantagem no mercado e reduz a necessidade de uma grande reformulação nos próximos meses.

Na janela do meio do ano, o Rubro-Negro contratou seis jogadores: o lateral-direito Gastón Benavídez, os zagueiros Carlos Terán e Juan Felipe Aguirre, o volante Élan Ricardo e os atacantes Steven Mendoza e Kevin Viveros. Entre eles, apenas Élan não vingou, com os demais sendo peças decisivas no acesso na Série B.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Pelo menos quatro deles – Benavídez, Terán, Mendoza e Viveros, servem como base para a equipe. Além deles, nomes como o goleiro Santos e os jovens meias Dudu e João Cruz seguem valorizados no esquema de Odair Hellmann, que deve encaminhar sua renovação.
Athletico antecipado e ativo no mercado
Com a espinha dorsal pronta, o Furacão agora mira contratações pontuais para a próxima temporada. Uma das posições que o técnico Odair Hellmann revelou que o Rubro-Negro vai atrás é a de volante.
+ Santos pode entrar para seleto grupo do Athletico em permanência em 2026
Além disso, o Athletico tem como primeira contratação o meio-campista colombiano Alejandro García, de 24 anos, atualmente no Once Caldas. O jogador tem um pré-contrato para 2026 e quase acertou com o Furacão no meio da temporada
Mudanças no calendário
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu mudanças no calendário para 2026, o que afetou diretamente as equipes que subiram para a primeira divisão. Com o início do Brasileirão marcado para o dia 28 de janeiro, agora, os clubes têm menos tempo para montar o elenco.
+ “Representa nosso Colorado”, diz volante do Athletico ao apoiar Abel Braga no Inter
Com a última rodada da Série B disputada no dia 23 de novembro desse ano, os times vão somar 65 dias de preparação até a primeira rodada da Série A de 2026, contando o dia seguinte após o fim da segunda divisão. O número é reduzido em relação ao calendário anterior, que começava em abril e os times tinham mais tempo para montar o elenco.
Ou seja, com as contratações de alto nível feitas no meio do ano, e com algumas semanas a mais de descanso em relação aos clubes que já estão na Série A, o Athletico larga um pouco à frente na montagem do elenco, o que pode fazer a diferença neste novo ano do calendário brasileiro.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui