Curitiba - Em um momento de reconstrução, a defesa do Athletico começou o ano vivendo altos e baixos dentro do Campeonato Paranaense. De todos os jogos da primeira fase, o Furacão só não sofreu gols em três oportunidades, sendo os empates em 0x0 contra Coritiba e Cascavel e na vitória sobre o Londrina, por 1×0.

Tobias Figueiredo, zagueiro do Athletico
Tobias Figueiredo virou titular nos últimos dois jogos do Furacão. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Porém, nas nove primeiras partidas do ano, o Rubro-Negro havia sido vazado em oito (passando intacto apenas no Atletiba), levando nove gols neste período. Algo que vinha sendo o ponto fraco da equipe, que não segurou o ataque nem dos times que acabaram brigando ou foram rebaixados.

Contudo, esse cenário tem mudado nos últimos jogos. Até o momento, nos últimos quatro jogos que disputou, o Athletico não teve suas redes balançadas. Foram dois empates sem gols, contra a Serpente e contra o Azuriz, este já pelas quartas de final do Estadual, e duas vitórias, uma por 1×0 contra o Tubarão e outra por 2×0 sobre o Pouso Alegre, pela Copa do Brasil.

Formações diferentes, resultados obtidos

Uma evolução que passa pelos (poucos) treinamentos que a equipe conseguiu ter entre uma partida e outra, mesmo com peças diferentes. Nestes quatro jogos sem ser vazado, o Furacão contou com três duplas de zagas diferentes e quatro jogadores no setor.

+ Athletico busca contratação de Ênio, destaque do Juventude

Contra o Cascavel, a defesa foi formada por Matheus Felipe, que nem está mais no grupo, tendo sido emprestado ao Atlético-GO, e Léo. Diante do Londrina, Matheus Felipe seguiu, formando dupla com Belezi. Já diante de Azuriz e Pouso Alegre, duelos decisivos, a formação foi com aquela que talvez seja a nova zaga titular: Tobias Figueiredo e Léo.

+ Athletico abre mão de jogadores que são destaques de 2025

“Éé bom não sofrer gols. Quando você não sofre, está mais próximo de ganhar o jogo e também, para nós, ganhar confiança“, disse Tobias Figueiredo, um dos últimos reforços do clube e que tem três jogos na temporada, sendo dois como titular.

Maurício Barbieri comenta números pelo Athletico

Na temporada, até então, o Athletico registra números importantes, acumulando sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Sobre esses registros, o técnico Maurício Barbieri enfatizou a importância deles, e parabenizou os jogadores pelo desenvolvimento no clube.

A gente vinha sofrendo muitos gols no início do ano e agora são quatro jogos sem sofrer gols. Os números são importantes, são reflexos do trabalho e do empenho desse grupo. Por tudo que produzimos nos jogos era até para esses números serem melhores, mas estamos no caminho”, comentou ele.

O Furacão colocará à prova o bom momento da defesa no sábado (8), quando encara o Azuriz, às 16h, na Ligga Arena, pelo jogo de volta das quartas de final do Paranaense. Como a ida terminou empatada em 0x0, quem vencer se classifica. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.