Curitiba - O Athletico anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (18), a contratação do volante colombiano Élan Ricardo, de 21 anos. O jogador chega por empréstimo válido até junho de 2026, cedido pelo Besiktas, da Turquia.

Élan Ricardo, novo reforço do Athletico
Volante estava no Besiktas, da Turquia, onde não chegou a atuar. (Foto: José Tramontin/Athletico)

O meio-campista desembarcou em Curitiba na última semana para a realização dos exames médicos e assinatura do contrato. Entre suas principais características estão a versatilidade para atuar como primeiro ou segundo volante, a qualidade na saída de bola e a boa chegada ao ataque.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

“Estou muito contente e alegre por chegar a este clube que é tão grande. Estou com muita vontade de mostrar o meu potencial em campo, aos torcedores e ao time, e poder contribuir. Eu vim preparado. Na pré-temporada, em meu clube anterior, eu me preparei muito bem. Estou aqui disposto a trabalhar, trabalhar muito. E me adaptar o mais rápido possível ao time”, disse o novo camisa 77 do Furacão.

Trajetória antes de acerto com o Athletico

Antes de se transferir para o futebol europeu, Élan Ricardo se destacou pelo La Equidad, da Colômbia, onde disputou 49 jogos, marcou nove gols e deu três assistências. No Besiktas, contratado em fevereiro de 2025, não chegou a atuar oficialmente e agora terá a oportunidade de retomar a sequência da carreira no Rubro-Negro. O acordo de empréstimo prevê ainda uma opção de compra fixada em 5 milhões de euros.

Colombianos dominando

O volante é o quinto reforço do Athletico nessa janela de transferências. Todos estrangeiros. Antes de Ricardo, foram anunciados o lateral-direito argentino Benavídez e os colombianos Aguirre, zagueiro, e Viveros e Mendoza, atacantes.

+ Veja o que disse o árbitro do jogo e o que pode acontecer com o Athletico após sinalizadores no gramado

Além deles, outro colombiano no elenco é o atacante Kevin Velasco. O fato de encontrar compatriotas no grupo pode facilitar a adaptação do novo reforço do Furacão, que em 2024 jogou no La Equidad com Viveros.

“O Viveros é uma grande pessoa. Eu também enfrentei muitas vezes o Aguirre. Conheço ainda o Velasco e o Mendoza também, é claro. É muito bom você chegar e encontrar pessoas do seu país no time, que ajudem você a se adaptar muito mais rápido”, acrescentou ele.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!