Curitiba - Quase meio século se passou desde que Athletico e Vila Nova cruzaram seus caminhos pela última vez. Em 1977, pela Série A do Brasileirão, Furacão e Tigrão empataram os dois confrontos: um em Curitiba e outro em Goiânia. Agora, eles se reencontram em contextos bem diferentes, pela oitava rodada da Série B 2025.

Em pé: Cláudio Marques, Ademar, Alfredo, Altevir, Marinho e Gilberto.
Agachados: Tadeu, Gerson Andreotti, Katinha, Rotta e Evans. Foto: Facebook/ Lenilton Cardoso.
O jogo acontece neste sábado (17), às 18h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. A partida opõe duas realidades contrastantes: de um lado, o Vila Nova, dono da terceira melhor defesa da competição; do outro, o Athletico, com a segunda defesa mais vazada da Série B.
Confrontos equilibrados e com gols entre Athletico e Vila Nova
Naquele Brasileirão de 1977, o primeiro confronto terminou empatado em 1×1, no dia 23 de outubro, no Serra Dourada. O Vila saiu na frente e o Athletico empatou na segunda etapa. No duelo de volta, em 18 de dezembro, no Couto Pereira, o Rubro-Negro chegou a liderar duas vezes o placar, mas cedeu o empate em ambas as ocasiões, deixando a vitória escapar ao terminar em 2×2.
+ Vila Nova x Athletico: onde assistir ao vivo e escalações
Curiosamente, esse padrão se repete na atual temporada. O Furacão tem oscilado dentro dos jogos, ora saindo na frente e permitindo a reação do adversário, ora precisando correr atrás do prejuízo após começar perdendo.
O desafio agora é enfrentar um Vila Nova ainda invicto em casa, com apenas cinco gols sofridos na competição, sendo que nenhum foi em Goiânia. Para sair com a vitória, o Furacão precisa resolver seus problemas defensivos, já que sofreu 11 gols até aqui, marca que só não é pior que a do Athletic-MG.
+ Problemas do Athletico na defesa e do Coritiba no ataque igualam rivais na tabela da Série B