Curitiba - O Athletico voltou a vencer na Série B 2025. Depois de duas derrotas e dois empates, o Furacão bateu o Amazonas por 2×0, na Arena da Baixada, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (27). Os dois gols foram marcados por Julimar, um em cada tempo da partida.

Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 53 pontos e subiu para a sétima colocação, reduzindo para dois pontos a diferença em relação ao G4. Já o Amazonas segue em situação delicada. O revés em Curitiba manteve a equipe na vice-lanterna, com 32 pontos, aumentando o risco de rebaixamento à Série C em 2026.
Na sequência da Série B, o Athletico volta a campo no sábado (1º), quando enfrenta o Goiás, fora de casa, às 16h, no estádio Hailé Pinheiro. O Amazonas, por sua vez, joga no domingo (2), também às 16h, diante do Cuiabá, na Arena da Amazônia, em Manaus.
Como foi o jogo
O primeiro tempo começou equilibrado, com Athletico e Amazonas se estudando e trocando passes em busca de espaços, mas sem criar chances claras nos minutos iniciais.
+ Amazonas protesta após jogador do Athletico não ser expulso
O esquema ofensivo montado por Odair Hellmann deixou brechas no meio e na defesa, permitindo que a Onça-Pintada encontrasse caminhos para levar perigo. Entre os 10 e 15 minutos, os visitantes pressionaram o Rubro-Negro no campo defensivo e criaram boas oportunidades.
Mas foi o Athletico quem abriu o placar. Aos 18 minutos, Julimar recebeu livre na entrada da área, dominou, girou e, percebendo o goleiro Renan adiantado, bateu colocado no ângulo esquerdo, marcando um golaço na Arena da Baixada.
Após o gol, o Amazonas recuou, e o Furacão passou a dominar o jogo, empilhando chances com Leozinho e Dudu.
Aos 27 minutos, veio o lance mais polêmico da partida. Alan Kardec levantou demais o pé em dividida com Ramírez e recebeu cartão amarelo.O VAR recomendou revisão para possível expulsão, mas o árbitro Bruno Pereira Vasconcelos manteve a decisão de campo, o que gerou forte protesto da equipe visitante. O técnico Márcio Zanardi, do Amazonas, foi advertido com cartão amarelo por reclamação no lance.
No começo da segunda etapa, no entanto, enquanto o Athletico mantinha o protagonismo ofensivo, o Amazonas se fechava para tentar conter a pressão rubro-negra.
De tanto insistir, o Furacão ampliou o placar. Novamente com Julimar, que acertou outro chute de fora da área, aos 25 minutos do segundo tempo. O goleiro Renan ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol e a vitória por 2×0, que devolveu confiança ao time diante da torcida.
Ficha técnica
SÉRIE B
34ª rodada
Athletico 2×0 Amazonas
Athletico
Santos; Léo Derik, Arthur Dias, Carlos Terán e Benavídez; Mendoza, Dudu Kogitzki (Patrick), Felipinho e Leozinho (João Cruz); Julimar (Kevin Velasco e Alan Kardec (Luiz Fernando). Técnico: Odair Hellmann.
Amazonas
Renan; Fabiano, Iván Alvariño, Léo Coelho e Nilson Castrillón; PH (Rafael Tavares), Gabriel Domingos (Joaquin Torres) e Erick Varão; Diego Torres (Xavier), Kevin Ramirez (Luan Silva) e Henrique Almeida (Kiko). Técnico: Márcio Zanardi.
Local: Arena da Baixada (Curitiba – PR)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Edevan de Oliveira Pereira (BA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Julimar, aos 18/1º (CAP); Julimar, aos 25/2º (CAP);
Cartões amarelos: Alan Kardec e Carlos Terán (CAP); Luan Silva e Castrillón (AMZ)
Público total: 16.759 pessoas
Renda: R$ 370.090,00