Curitiba - O Athletico está de volta à Série A. Sem sustos, o Furacão venceu o América-MG por 1×0, neste domingo (23), na Arena da Baixada, e conquistou o acesso. O gol da vaga foi marcado por João Cruz, no final do primeiro tempo.

Com o resultado, o Rubro-Negro terminou a campanha da Série B na segunda colocação, com 65 pontos, três a menos que o Coritiba, que derrotou o Amazonas por 2×1 e foi o campeão do torneio.
Athletico seguro no primeiro tempo
Mesmo precisando do empate para garantir o acesso, o Athletico não se acomodou e adotou uma postura ofensiva contra o América-MG, que mesmo sem almejar mais nada na segunda divisão, fez jogo duro. Marcou firme e tentava explorar os contra-ataques.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Porém, o Furacão não dava espaços e pressionava. Aos 11 minutos, após levianamente na área, Lucão foi afastar e quase marcou gol contra, acertando o travessão. Essa foi a toada de quase todo o primeiro temo, com Viveros e Mendoza sendo os principais articuladores.
Constantemente o Rubro-Negro chegava próximo á área, mas só conseguiu marcar o gol mesmo aos 40 minutos, quando Viveros deu belo passe para João Cruz, que, de primeira, chutou no canto de Gustavo, levantando a torcida na Arena.
Segunda etapa administrada
Na etapa final, o Athletico seguiu tendo o controle da partida, ficando em seu campo ofensivo, mas sem conseguir ser efetivo. No entanto, como o América-MG não pressionava, o duelo ficou tranquilo.
A partida caiu drasticamente de qualidade. Entre uma tentativa aqui e outra ali, o Coelho chegou ao ataque apenas uma vez, mas sem muito perigo. Já o Furacão até teve boas chances, com Viveros e Mendoza, mas parou na defesa do adversário. Nada que fizesse falta.
Já nos minutos finais, a torcida estava mais preocupada com o apito do árbitro para comemorar na Arena a volta à Série A, deixando para trás o conturbado 2025 na segunda divisão.
Ficha técnica
SÉRIE B
38ª rodada
ATHLETICO 1×0 AMÉRICA-MG
Athletico
Santos; Carlos Teran, Aguirre e Arthur DIas; Menodza, Felipinho (Patrick), Zapelli (Velasco), João Cruz (Dudu Kogitzki) e Léo Derik; Julimar (Luiz Fernando) e Viveros (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann
América-MG
Gustavo; Julio (Jhosefer), Ricardo Silva, Emerson Santos (Rafa Silva), Lucão e Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz e Yago Santos (Guilherme Pato); Thauan Willians (Samuel Alvs) e Willian Bigode (David da Hora). Técnico: Alberto Valentim
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Gols: João Cruz, 40 do 1º
Cartões amarelos: João Cruz (CAP); Thauan Willians, Emerson Santos, Willian Bigode, Gustavo (AMG)
Público total: 42.091
Renda: R$ 1.140.945,00
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui