Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (24) o Clube Atlético Paranaense garantiu que o estádio Arena CAP será inaugurado no dia 30 de abril. O prazo é 15 dias menor do que a data limite estipulada pela Fifa na última visita.
O Clube abriu o estádio para os jornalistas a fim de apresentar a evolução da obra (veja as fotos), que já deveria ter sido entregue e gerou polêmica pelo atraso. A morosidade da construção quase tirou a capital paranaense da lista de cidades sede do mundial.
De acordo com os principais responsáveis pelo andamento, o custo total do estádio é de R$ 330 milhões.
Durante a coletiva, o coordenador das obras, engenheiro Luiz Volpato, explicou a evolução da construção desde a confirmação de Curitiba como cidade-sede da Copa até agora, e anunciou o que ainda deve ser realizado no estádio.
Segundo o engenheiro, a Fifa determinou essa data para que pudesse “ter folga para organizar”, com atividades exclusivas e maior tranquilidade. “Nós trabalhávamos com esse objetivo. Mas aí começou a sucessão de fatos de forma incisiva que empurraram o cronograma”, argumentou.
Luiz Volpato disse ainda que a entrada de recursos no valor de R$ 39 milhões em janeiro, quando a Fifa cobrou agilidade e determinou o prazo de 18 de fevereiro como o última chance para Curitiba continuar como destino dos jogos, ajudou a definir um novo cronograma.
“Toda obra tem problema, e aqui não foi diferente. O que permitiu esse avanço foi o pagamento dessa liberação da última parcela do terceiro contrato. Com esse dinheiro em caixa foi possível essa retomada”, explicou Volpato.
O engenheiro afirma que atualmente existe cerca de 1,3 mil operários trabalhando nas obras diariamente.