Na noite de sexta-feira (3) o Atlético-GO publicou uma nota se dizendo “perplexo” com a escalação do árbitro Gustavo Ervino Bauermann para o jogo com o Athletico, neste domingo (5), às 20h30, pela Série B. Já na madrugada de sábado, no entanto, o clube goiano apagou a nota das suas redes sociais sem explicação.

Árbitro Gustavo Ervino Bauermann.
Árbitro Gustavo Ervino Bauermann. (Foto: Divulgação/CBF)

Atualização: Na manhã de sábado (4) a CBF anunciou uma mudança na escala de arbitragem, com Raphael Claus, de São Paulo, sendo escolhido para o lugar de Gustavo Bauermann.

O que mais irritou o Atlético-GO, segundo a nota, foi o fato doe Bauermann ter nascido no Paraná, em Francisco Beltrão. Além disso, o juiz apita pela Federação Catarinense de Futebol.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Mesmo se fosse catarinense, não seria prudente a escala deste árbitro, já que temos duas equipes catarinenses brigando pelo acesso. O Atlético se preocupa com a isonomia do Campeonato Brasileiro Série B, ainda mais na fase decisiva da competição”, afirmou o clube.

O Dragão ainda reclamou da arbitragem do juiz paranaense Lucas Toresin no último jogo, o clássico com o Goiás, e ressaltou que é necessário uma melhor atenção da CBF nesta reta final de Série B.

Pela importância do jogo e o momento da competição, seria importante a presença de árbitros FIFA ou de maior experiência para que possam conduzir o jogo sem interferir no resultado final”, dizia o texto.

+ Destaque do Athletico se lesiona em treino e fica fora da reta final da temporada

A escala para o jogo contra o Athletico-PR revela um total desrespeito aos critérios naturais para a escolha da arbitragem” , encerrou.

Restando nove rodadas para o fim da competição, o Furacão é o quarto colocado, com 48 pontos. Já o Atlético-GO está na décima posição, com 42 pontos.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Atlético Goianiense recebeu com perplexidade a escala de arbitragem para o jogo do próximo domingo (05), contra o Athletico-PR. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann, que representa a Federação de Santa Catarina, é paranaense, segundo o site da própria CBF. Mesmo se fosse catarinense, não seria prudente a escala deste árbitro, já que temos duas equipes catarinenses brigando pelo acesso. O Atlético se preocupa com a isonomia do Campeonato Brasileiro Série B, ainda mais na fase decisiva da competição.

Após a escala do árbitro Lucas Torezin (PR) para o clássico goiano da última rodada, no momento da competição em que ambos os clubes estão em disputa direta com equipes paranaenses, já foi algo, no mínimo, desnecessário para a equidade da competição. A péssima arbitragem de Lucas Torezin ficou escancarada com a reclamação de ambos os clubes.

O Atlético entende que faltando apenas nove rodadas para o fim do campeonato, a CBF e a Comissão de Arbitragem devem ter atenção redobrada para que a justiça dos resultados de campo prevaleça sem interferências dos árbitros. Pela importância do jogo e o momento da competição, seria importante a presença de árbitros FIFA ou de maior experiência para que possam conduzir o jogo sem interferir no resultado final.

O clube reitera a sua confiança na Comissão de Arbitragem, na figura de Rodrigo Cintra, e no presidente da CBF, Samir Xaud, que vem fazendo um bom trabalho para a evolução do futebol brasileiro. Entretanto, a escala para o jogo contra o Athletico-PR revela um total desrespeito aos critérios naturais para a escolha da arbitragem.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.