Wanderson comemora seu gol durante a goleada contra o Vitória (Foto: Giuliano Gomes, Pr Press, Estadão Conteúdo)

Depois de ficar na lanterna, Furacão marcou 13 de 15 pontos possíveis nos últimos cinco jogos, chegando ao meio da tabela

Depois de sair atrás no placar, o Atlético Paranaense não deu chances para o Vitória e goleou o visitante por 4 a 1, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a quarta vitória consecutiva do time atleticano, agora com 14 pontos e em posição intermediária na tabela, na qual antes desta sequência chegou a figurar na lanterna. Já o time baiano, que vinha de derrota para o Santos por 2 a 0, segue na zona do rebaixamento, em 18º lugar, com apenas oito pontos.

O Vitória surpreendeu no começo da partida, indo ao ataque e criando duas chances com os atacantes Neílton e Kieza. O time curitibano só respondeu com Ederson, aos 10 minutos, quando o atacante invadiu a área e bateu forte para a defesa de Fernando Miguel. Mesmo assim, o time baiano saiu na frente, aos 16 minutos, em uma perfeita cobrança de falta de Fred. A bola encobriu a barreira, tocou no travessão e entrou: 1 a 0.

Mas o Vitória cometeu o erro de exagerar na posse de bola e, pior ainda, no seu campo defensivo. Chamou para si a equipe atleticana, que ganhou mais velocidade com a entrada de Nikão no lugar de Lucho González, que saiu machucado. Aos 42 minutos, Nikão chutou forte, mas Fernando Miguel mandou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro Wanderson subiu bem de cabeça e mandou a bola no ângulo. O goleiro errou a interceptação: 1 a 1.

Segundo tempo inspirado

No segundo tempo, o Atlético voltou avançado. Já tinha criado duas chances para a virada quando Nikão marcou o segundo gol, aos 8 minutos, após receber na frente da área e bater forte no canto esquerdo do goleiro. A pressão foi mantida e premiada com o terceiro gol da equipe da casa, assinalado aos 11 minutos. Sidcley lançou Douglas Coutinho pelo lado esquerdo da área. Ele cruzou rasteiro e na pequena área, Ederson esticou o pé e empurrou a bola para as redes: 3 a 1.

Os dois golpes foram sentidos pelo time baiano, que não conseguiu mais reagir. O Atlético manteve o volume de jogo e chegou aos quarto gol aos 35 minutos. Matheus Rossetto recebeu fora da área, levantou a cabeça e soltou a bomba. A bola acabou no ângulo esquerdo de Fernando Miguel e levou a torcida atleticana ao delírio.

Agora, o Atlético Paranaense terá pela frente o Sport – que no sábado surpreendeu ao vencer o Santos, na Vila Belmiro -, no próximo domingo, às 16 horas, na Ilha do Retiro. Já o Vitória tentará a reabilitação no Brasileiro contra o rival Bahia, no próximo domingo, também às 16 horas, no estádio do Barradão, em Salvador.

Com 14 pontos, o Furacão termina a décima rodada encostado no Coritiba, que perdeu para o Cruzeiro e se manteve com 15 pontos. 

Confira aqui a tabela completa da série A.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR 4 X 1 VITÓRIA

ATLÉTICO-PR – Weverton; Cascardo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Lucho González (Nikão) e Matheus Anjos (Deivid); Douglas Coutinho e Ederson (Grafite). Técnico: Eduardo Baptista.

VITÓRIA – Fernando Miguel; Patric, Kanu, Fred (Ramon) e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Gabriel Xavier (Paulinho) e Yago; Neílton (David) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

GOLS – Fred, aos 16, e Wanderson, aos 42 minutos do primeiro tempo; Nikão aos 8, Ederson, aos 11, e Matheus Rossetto, aos 35 do segundo.

ÁRBITRO – Rodrigo Batista Raposo (DF).

CARTÕES AMARELOS – Patric, Geferson e Kieza (Vitória).

RENDA – R$ 214.810,00.

PÚBLICO – 15.770 pagantes (17.784 presentes).

LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).