
Time perdeu três dos últimos cinco jogos e matematicamente ainda não se livrou da chance de rebaixamento
Foi com emoção, mas o resultado veio. A Ponte Preta venceu o Atlético Paranaense, na tarde desta quarta-feira (15), por 2 a 1 e continua viva na saga para se manter na Série A. Com o triunfo, a Macaca foi a 39 pontos e ocupa provisoriamente a 17ª posição. Já o Rubro-Negro segue em 12º, podendo terminar a rodada em 14º.
O Atlético-PR agora tem pela frente o Vasco, concorrente direto na briga por uma vaga na Libertadores, em casa; o Avaí, penúltimo colocado do Brasileirão, em Florianópolis; e o Palmeiras, atual terceiro colocado, em São Paulo.
Com a combinação de títulos em campeonatos que dão acesso à Libertadores e a atual disposição dos times no topo da tabela, os sete primeiros colocados da Série A estão indo a Libertadores do ano que vem (alguns deles, na verdade, para a pré-Libertadores).
As vagas ainda podem chegar a nove, se o Flamengo vencer a Copa Sul-Americana e o Grêmio, a Libertadores 2017. As finais dos dois torneios acontecem este mês.
Com a hipótese de sete vagas, o último time que iria para a Libertadores hoje está com 50 pontos. Com a hipótese de nove vagas, essa pontuação é 46. O Furacão tem 45 pontos, mas a atual rodada ainda não terminou, tendo mais jogos nesta quarta (15) e quinta (16).
Ao mesmo tempo que ainda pode aspirar ao torneio, o Atlético-PR não está livre do rebaixamento. A própria Ponte, vencedora do jogo hoje, é o primeiro time da zona do rebaixamento, com 39 pontos, seis a menos que o rubro-negro, havendo ainda nove pontos em disputa.
Classificação e jogos
Danilo Barcelos foi o nome do jogo da Ponte contra o Furacão. Ele comandou a vitória pontepretana no Moisés Lucarelli com dois gols – um no primeiro e outro no segundo tempo. Sidcley diminuiu para o Furacão.
O primeiro gol foi de falta. Barcelos bateu forte e inaugurou o placar. Na segunda etapa, ele completou, de cabeça, cruzamento de Nino Paraíba e ampliou. Sidcley fez o gol de honra dos atleticanos após chutar mascado e contar com falha de Aranha, enganado pelo gramado.