No primeiro dos dois confrontos entre Atlético Paranaense e Universitário do Peru, pela Copa Libertadores de 2014, o Furacão apresentou seu melhor futebol na competição. Venceu o Universitário fora de casa e grudou nos lideres do grupo 1.

Matador, o atacante Éderson marcou o único gol da partida e comemorou a vitória, assim como o seu 25ª aniversário na noite desta quinta-feira.

O grupo 1 da Libertadores segue agora embolado na parte de cima. Três equipes – The Strongest, Vélez e Atlético – lideram com seis pontos cada. O Atlético salvou a semana dos brasileiros, foi a única equipe do país a vencer pela Libertadores, e agora sonha com a classificação. Já o Universitário segue na última colocação com nenhuma vitória até o momento. Em crise, a equipe peruana soma três derrotas e praticamente dá adeus a próxima fase.

O time do técnico Miguel Ángel Portugal entrou no gramado do Estádio Coloso de At modificado depois da derrota na última partida para o Vélez, na Argentina.  O atacante Marcelo segue em recuperação de uma lesão no tornozelo e Adriano nem viajou para Lima, alegando dores nas costas. O zagueiro Cleberson retornou à equipe titular que teve ainda a presença de Bruno Mendes no ataque.

Apesar de ter atualmente no time dois “espiões”, o zagueiro Dalton que já vestiu a camisa rubro-negra e o atacante Ruídiaz que atuou pelo rival Coritiba, a equipe peruana não teve forças para segurar o placar

Os dois clubes se enfrentam novamente na rodada de volta da fase de grupos, na Vila Capanema, no dia 20 de março, às 17h30.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Furacão começou controlando a partida, com a maior posse de bola e com o elenco buscando o campo de ataque. Apesar da grande movimentação das duas equipes, o começo do jogo teve poucas chances claras de gol.

O primeiro susto foi do time mandante, aos 13 minutos. Depois do chute cruzado de Lula, a bola atravessou a meta do goleiro Weverton e saiu pela linha de fundo. O Atlético respondeu no lance seguinte com Douglas Coutinho, mas a melhor chance do clube brasileiro viria dez minutos depois com a boa inversão do lateral Natanael para Douglas Coutinho, que cruzou para Bruno Mendes cabecear para fora.

O Universitário passou a controlar a partida apenas nos 15 minutos finais e pressionou o Furacão que se manteve firme na zaga e não tomou gols.

Na volta para os 45 minutos finais, o Furacão entrou para atacar e logo aos nove minutos quase abriu o placar com a cobrança de falta de Suelinton. A equipe peruana esperava o erro atleticano para partir com velocidade no contra-ataque e quase conseguiu marcar com Gomes, mas para a sorte do Furacão, Natanael travou o chute no momento certo.

Se havia um jogador que merecia o gol na noite desta quinta-feira, esse jogador era Éderson. O atacante comemorou seus 25 anos com muito estilo. Depois da boa tabela com Suelinton, o jogador recebeu o cruzamento da direita e, de primeira, empurrou a bola para as redes abrindo o marcador e decretando a vitória do Atlético.

O Universitário com o placar contra, até esboçou uma pressão no final, mas não foi o suficiente para furar o bloqueio do Furacão, que ganhou com o placar mínimo e sonha com a classificação.

Ficha Técnica

Local: Estádio Coloso de At, em Lima (Peru) Data: Quinta-feira, 13 de dezembro. Horário: 21h50 (Horário de Brasília), 21h50 (Horário Local). Arbitro: Imer Lemuel Machado Barrera (FIFA-COL). Assistentes: Wilmar Navarro(FIFA-COL) e Alexander Guzman (FIFA-COL)

Universitario: José Carvallo; Diego Chavez, Fernando Alloco, Dalton; Edwin Gomez (Aguirre), A. Gonzales, Christofer Gonzales, Angel Romero (Vargas), Luna; Ruidíaz, Carlos Olascuaga (Saco-Vértiz). Técnico: Carlos Silvestri (interino)

Atlético: Atlético: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson, Natanael; Deivid (João Paulo), Paulinho Dias, Mirabaje; Douglas Coutinho (Frán Médida), Ederson, Bruno Mendes (Felipe). Técnico: Miguel Ángel Portugal

Cartões amarelos: Edwin Gómez (Universitario), Deivid (Atlético), Suelington (Atléitico), Paulinho Dias (Atlético)

Gols: 1 – Edérson, Atlético Paranaense