Oscar não deve mais jogar pelo São Paulo. O jogador de 34 anos quer encerrar a carreira após o diagnóstico cardíaco recebido nesta temporada. Entretanto, ainda há processos a serem cumpridos, como a própria comunicação ao clube.

Oscar em partida pelo Tricolor. ( Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

Enquanto isso, o São Paulo não vai se comunicar oficialmente sobre a situação. Oscar teria comunicado o desejo de parar a familiares, segundo informações do UOL confirmadas pelo Estadão. O jogador, com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, foi o autor do único gol da seleção brasileira na derrota por 7×1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, disputada em território brasileiro.

+ Arboleda, do São Paulo, entra na mira do Athletico, que precisará investir pesado

Desde julho, Oscar não joga. No dia 19 daquele mês, o meia sofreu fraturas em três vértebras lombares. Ele chegou a retomar os treinos junto dos companheiros, mas foi novamente afastado.

O São Paulo chegou a informar uma lesão muscular na panturrilha. Posteriormente, foi oficializado que o jogador sofria com problemas cardíacos. Oscar chegou a desmaiar durante exames antecipados da pré-temporada de 2026.

+Ex-Athletico, Vasco e São Paulo cobra dívida milionária de ex-jogador de vôlei

Foi verificado que o meia teve uma síncope vasovagal, a causa mais comum de desmaios. Trata-se de quando o nervo vago reage de forma exagerada a um gatilho e resulta na queda inesperada da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.

Desde então, Oscar já cogitava a aposentadora, mesmo com o contrato com o São Paulo até o fim de 2027. Em 2025, Oscar disputou 21 partidas pelo São Paulo, com dois gols marcados.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui