Curitiba - Na temporada de 2025 o Athletico já entrou em campo 13 vezes, tanto pelo Campeonato Paranaense, quanto pela Copa do Brasil. Nessas oportunidades, o treinador Maurício Barbieri já utilizou 32 jogadores diferentes e, mesmo repetindo várias peças, o comandante ainda diz estar em busca de um time ideal.

Dentre os “favoritos”, o técnico tem no volante Raul, seu homem de confiança dentro das quatro linhas. O atleta é o único do elenco rubro-negro que esteve presente em todas as partidas da temporada, sendo 12 vezes como titular e uma começando no banco de reservas, sendo utilizado no decorrer dos 90 minutos.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Quem também corre junto de Raul é o atacante Luiz Fernando, escolhido como primeira opção de Barbieri em 12 jogos. Tanto o volante, quanto o ponta, são os atletas com mais minutagem em campo pelo Athletico, com mais de um mil minutos cada. O goleiro Mycael, o lateral-esquerdo Fernando e o zagueiro Léofecham o top-5 com mais tempo em campo, todos com mais de 900 minutos.
Quem são os 11 mais utilizados no Athletico?
Considerando a formação 4-3-3, a mais escolhida para iniciar os jogos, Barbieri têm uma base titular que, claro, vem sofrendo alterações e testes dependendo do adversário e das novas contratações que chegam ao CT do Caju.
+ Athletico contratou mais de um time inteiro nesta primeira janela de transferências
No gol, Mycael têm amplo domínio em relação à concorrência. O goleiro foi escolhido 11 vezes como titular, ficando de fora em apenas dois jogos, desbancando Santos e Matheus Soares, com uma partida cada. Na defesa, Léo, com 11, e Belezi, com oito, formam a dupla de zaga mais escolhida pelo comandante.
+ Athletico anuncia mais dois nomes e chega a 18 reforços em 2025
Na lateral-esquerda, Fernando é o preferido, também com 11 jogos, apenas um a mais que Dudu, titular em dez oportunidades na lateral-direita. No meio de campo, Felipinho, João Cruz e Raul, com 11, 12 e 13 partidas, respectivamente, formam o trio mais utilizado por Maurício Barbieri, ao decorrer da temporada.
Um time inteiro utilizado no ataque do Athletico
De longe, o setor ofensivo é onde o comandante rubro-negro mais fez testes. Dos 15 jogadores, que fazem parte do elenco e já saíram do Furacão, onze foram utilizados pelo técnico nos primeiros jogos do ano. Os três, mais utilizados, e que estão no Athletico atualmente, são Luiz Fernando, com 12, Isaac, com nove e Alan Kardec, com seis jogos.
+ Cascavel abre a 2ª fase da Copa do Brasil; Veja quando Athletico, Maringá e Operário jogam
Tal qual o camisa 27, Lucas Di Yorio (atual Universidad de Chile), Kevin Velasco e Leozinho também têm seis jogos cada, seguidos de Matheus Babi, Arriagada e Mastriani, todos com cinco. Completam a lista Kayke, com dois, e Cuello, com apenas um, logo na estreia, antes de ser negociado com o Atlético-MG.
+ Palmeiras anuncia a contratação de Vitor Roque e Athletico se beneficia; Entenda
Na artilharia do Rubro-Negro, Kardec, Di Yorio e Luiz Fernando dividem a primeira posição, até o momento, com quatro gols. Matheus Babi, Palacios e João Cruz dão sequência nos principais goleadores com dois cada, com Leozinho e Velasco fechando o conjunto com um gol marcado.
“Coringas do Barbieri”: quem sempre entra no decorrer do jogo?
Por outro lado, se tem quem começa todo jogo, tem também os “coringas”, aqueles que são relacionados, iniciam a partida no banco de reserva e sempre são acionados pelo técnico durante os 90 minutos. Esse é o caso do volante Falcão, do lateral-direito Hayen Palacios e do atacante Leozinho.
Pelo Athletico, Falcão já entrou em campo dez vezes, dessas, apenas duas como titular substituindo outro atleta nas outras oito oportunidades. Já para o defensor colombiano foram cinco partidas como titular e mais seis como reserva utilizado, totalizando 11 jogos. A estrela do futsal fecha o top-3 com seis jogos, iniciando cinco vezes no banco e apenas uma como titular.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!