Desde a chegada de Abel Ferreira, no final de outubro, o Palmeiras já vem mostrando algumas ideias de jogo diferentes, o que vem pegando os adversário de surpresa. E uma dessas novidades é a jogada ensaiada a partir de bolas paradas.

Tanto neste domingo, diante da Ferroviária, quanto contra o São Caetano, na última quarta-feira, o Verdão utilizou justamente essa estratégia para conseguir escapar da forte marcação rival e balançar as redes.

No embate com o Azulão, Scarpa bateu escanteio da direita direto para a entrada da grande área. A bola rodou rapidamente até a ponta esquerda, onde estava o zagueiro Alan Empereur, que dominou, levou até o fundo e bateu cruzado. Na tentativa de afastar, Tony mandou contra a próprio meta e abriu o caminho do triunfo de 3 a 0 do Alviverde.

O tento que fechou a conta deste jogo, aliás, também partiu de um escanteio. Scarpa cobrou mais uma vez na meia-lua, Lucas Lima experimentou arriscar de primeira para o gol e contou com uma falha do goleiro rival para marcar.

Já na partida contra a Ferroviária, a equipe encontrava muitas dificuldades para vazar o ferrolho montado pelo clube de Araraquara. No entanto, aos 40 minutos do primeiro tempo, Scarpa cobrou escanteio para trás, Lucas Lima dominou com liberdade e cruzou na cabeça de Danilo, que só teve o trabalho de deslocar o arqueiro e sair para o abraço. Em desvantagem, a Locomotiva se arriscou um pouco mais e acabou criando espaços para o Palmeiras contra-atacar e selar a vitória de 2 a 0 com Rafael Elias.

Entretanto, a bola parada não é uma novidade exclusiva deste início de Paulistão. Na reta final da temporada passada, a estratégia já vinha sendo utilizada, e com sucesso. No jogo de ida da final da Copa do Brasil, por exemplo, o Verdão venceu o Grêmio por 1 a 0, fora de casa, justamente com um tento de bola parada.

Em entrevista coletiva, o auxiliar de Abel Ferreira, João Martins, explicou o êxito das jogadas ensaiadas.

“Treinamos às 11h só as bolas paradas. Tentamos ao máximo ter tempo para isso, muitas vezes não dá, mas quando os jogos são mais tardes treinamos de manhã. Treinamos essas jogadas. Muitas vezes acontecem, outras não, futebol é isso. Temos que dar parabéns a todos nós, hoje fomos felizes em duas ações”, disse após a vitória de 3 a 0 sobre o São Caetano.