O Athletico venceu o Botafogo-SP por 3×1, neste sábado (6), na Arena NicNet, em Ribeirão Preto, pela Série B 2025. A partida foi marcada por dois pênaltis convertidos, dois gols nos acréscimos e pela expulsão de Carlos Terán, que deixou o Furacão com um a menos na reta final.

O Furacão abriu o placar no primeiro tempo, com Viveros, de pênalti. Na etapa final, Marquinho, também de pênalti, empatou. Mas com gol de Luiz Fernando, aos 45, e um golaço de Dudu, aos 59 minutos, o time paranaense conseguiu a terceira vitória seguida.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Com o resultado, o Athletico chegou a 36 pontos e subiu para a sexta colocação, ficando a cinco pontos do G4. Já o Botafogo-SP ficou com 28 pontos, em 16º lugar, dois pontos aciuma da zona de rebaixamento.
O Furacão agora faz uma pausa na Série B para decidir a vaga na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (10), às 21h30, enfrenta o Corinthians, fora de casa, pelo jogo de volta das quartas de final — precisando reverter a derrota por 1 a 0 sofrida na ida.
+ Filho de ídolo do Athletico é homenageado antes do jogo após recuperação surpreendente
Depois o Furacão retorna para a Série B para encarar a Chapecoense, no dia 16, às 21h35, em Chapecó. O Botafogo-SP, por sua vez, volta a campo no próximo domingo (14), contra o Athletic-MG, às 16h30, também fora de casa.
Como foi o jogo
A partida começou estudada, com as duas equipes trocando passes em busca de espaços. Aos 12 minutos, Kevin Viveros sofreu pênalti cometido por Carlos Eduardo. O próprio atacante foi para a cobrança e abriu o placar aos 15 minutos, deslocando o goleiro.
Com a vantagem, o Athletico se fechou defensivamente e dificultou as ações do Botafogo-SP. O Rubro-Negro ainda quase ampliou em dois lances: aos 32 minutos, Leozinho obrigou Victor Souza a grande defesa em chute de fora da área; e aos 45, Mendoza tabelou com Zapelli e arriscou, mas a bola saiu por cima.
No segundo tempo o Athletico manteve a postura reativa e voltou a assustar aos 16 minutos, quando Benavídez cabeceou e Victor Souza salvou novamente. Pouco depois, aos 18, Carlos Terán cometeu pênalti em Jefferson Nem. Marquinho converteu a cobrança aos 20 e deixou tudo igual.
O empate animou o Botafogo-SP, que passou a pressionar em busca da virada. Aos 38 minutos, Terán voltou a ser protagonista, desta vez ao ser expulso por falta em contra-ataque adversário.
Mesmo em desvantagem numérica, o Athletico voltou a ficar à frente no marcador aos 45 minutos, em contra-ataque concluído por Luiz Fernando. No lance seguinte, o Botafogo chegou a empatar novamente a partida, porém, após análise no VAR, o gol foi anulado.
Até que, aos 59 minutos, ocorreu o gol mais bonito da partida. Em um contra-ataque rápido, Dudu driblou três adversários e chutou para o fundo da rede. 3×1, placar final.
Ficha técnica
SÉRIE B
25ª rodada
Botafogo-SP 1×3 Athletico
Botafogo-SP
Victor Souza; Wallison, Edson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso (Jean Victor); Wesley Dias (Jhony), Leandro Maciel (Matheus Régis) e Marquinho; Jonathan Cafú (Gabriel Barros), Ronie Carrillo (Queiroz) e Jefferson Nem. Técnico: Allan Aal.
Athletico
Santos; Esquivel, Carlos Terán, Aguirre e Benavídez; Mendoza (Luiz Fernando), Patrick, Felipinho (Dudu) e Leozinho (Julimar); Viveros (Kardec) e Zapelli (Belezi). Técnico: Odair Hellmann.
Local: Arena NicNet, Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ)
VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Gols: Viveros (CAP), aos 15 do 1º; Marquinho (BOT), aos 20 do 2º; Luiz Fernando (CAP), aos 45 do 2º; Dudu (CAP), aos 59 do 2º
Cartões amarelos: Kevin Viveros e Felipinho (CAP)
Cartão vermelho: Carlos Terán (CAP), aos 38/2º
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgado
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!