A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou, nesta quinta-feira (16), a criação de 1.973 novo voos para a Copa do Mundo. Outros 80 mil voos poderão sofrer alterações, no período entre os dias 6 de junho e 20 de junho, nos horários de funcionamento. A solicitação das empresas representa um total de 42% de voos do país.
As rotas mais solicitadas pelas companhias aéreas para alteração foram: do aeroporto do Galeão (RJ) para Ezeiza (Buenos Aires), de Brasília (DF) para Guarulhos (SP), de Fortaleza (CE) para Guarulhos (SP), do Santo Dumont (RJ) para Viracopos (Campinas) e do Galeão (RJ) para o Aeroparque (Buenos Aires). A maioria das alterações ou inclusões foi solicitada pelas empresas brasileiras Azul, Gol, Avianca e TAM.
Segundo o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, as empresas aéreas tem até o próximo dia 31 de janeiro para encaminhar a resposta a Anac sobre os horários das linhas, levando em consideração a capacidade máxima dos aeroportos. “Todos os pedidos de novos voos estão sendo aprovados dentro das capacidades dos aeroportos. Estamos considerando as obras quase prontas e para as demais obras com ampliação de capacidade, poderemos ter[oferta de novos voos mais para frente”.
A expectativa é que o preço das passagens aéreas diminua com a oferta das novas linhas aéreas. A Agência Nacional intensificará a fiscalização sobre o preço.