Projeto de lei havia sido aprovado pelos vereadores na primeira votação, mas foi rejeitado com 28 votos

A Câmara Municipal de Curitiba vetou nesta segunda-feira (14) o projeto de lei que autorizava a venda e o consumo de bebidas alcoólicas dentro de arenas e estádios de esportes da capital. O projeto, que havia sido aprovado pelos vereadores na primeira votação, foi rejeitado com 28 votos. Quatro parlamentares votaram a favor e houve duas abstenções.

Depois de obter 19 votos à favor da bebida nos estádios, a segunda votação chegou a ser adiada na Câmara depois de manifestações contrárias, voltando à pauta da casa apenas nesta segunda-feira.

Diversas entidades se manifestaram contra a venda e o uso de álcool dentro dos estádios, entre elas o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Polícia Militar (PMPR), que apresentaram dados que comprovariam a redução no número de ocorrências policiais após a proibição do consumo de álcool nos estádios. “Entre 2007 e 2014, houve redução de 51% nos crimes relacionados à bebida”, afirmou o major Alex Erno Breuning, subcomandante do 12º Batalhão da PM, que comandou o policiamento externo nos jogos da Copa do Mundo na capital.