Curitiba - A Câmara de Ética e Disciplina do Athletico decidiu arquivar o processo ético disciplinar (PED 006/2025) que investigava o presidente do Conselho Administrativo, Mario Celso Petraglia, acusado de desrespeitar torcedores ao mostrar o dedo do meio após a partida contra o Cianorte, no dia 28 de janeiro, na Arena da Baixada.

Petraglia fez um gesto ofensivo para a torcida do Athletico.
Petraglia fez um gesto ofensivo para a torcida do Athletico. (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

A denúncia havia sido protocolada pela Associação Nosso Athletico e um grupo de sócios, que pediram a suspensão de Petraglia por 12 meses e sua destituição do cargo. O pedido se baseava em artigos do estatuto do clube que tratam de conduta moral e respeito à imagem da instituição.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Com a abertura do processo, a Câmara de Ética expediu a Portaria nº 006/2025, instaurando oficialmente a investigação. No entanto, em decisão publicada no último dia 12 de agosto, o órgão disciplinar concluiu que não caberia punição ao dirigente.

Decisão cita contexto esportivo e afasta punição ao presidente do Athletico

Segundo a decisão, gestos como o praticado por Petraglia são “absolutamente comuns e reiteradamente verificados em ambientes esportivos”, especialmente em estádios, onde as emoções estão acirradas.

+ Athletico barra projeto de museu virtual de associação: “A história não começou em 1995”

A Câmara entendeu ainda que aplicar penalidade por esse tipo de manifestação abriria precedente subjetivo, permitindo punir qualquer gesto ou expressão que desagradasse determinados grupos. O documento também apontou que o episódio ganhou proporções políticas, e não apenas disciplinares, em razão da repercussão interna no clube.

A absolvição de Petraglia contrasta com punições recentes a outros sócios. Em casos anteriores, associados que protagonizaram protestos considerados agressivos e com risco físico foram suspensos de suas atividades no clube. Com a decisão, o processo foi arquivado e Petraglia segue normalmente no exercício de suas funções no Athletico.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!