Os campeões brasileiros de 1985 com o Coritiba finalmente receberam as medalhas pela conquista nacional, após 40 anos. Na tarde desta terça-feira (12), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), houve a entrega da premiação aos ex-jogadores, que nunca haviam recebido, após um “sumiço” na época.

Campeões de 85 na sede da CBF. (Joilson Marconne / CBF)

Estiveram presentes os ex-jogadores Dida, Rafael Cammarota, Elizeu, André e Índio, campeões em 85. Além deles, o presidente da CBF, Samir Xaud, o CEO do Coxa, Lucas de Paula, e o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Para confeccionar as medalhas , a CBF garantiu a autenticidade das peças. A entidade produziu réplicas idênticas às medalhas entregues aos clubes vencedores do Campeonato Brasileiro na época (dois campeonatos antes do vencido pelo Coxa). O modelo utilizado foi das medalhas de Branco, lateral campeão pelo Fluminense em 1984, e de Júnior, campeão pelo Flamengo em 1983, para garantir a fidelidade ao design original dos anos 80.

Confira as fotos

Rafael Camarotta e o presidente da CBF, Samir Xaud. (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Medalha entregue aos atletas. (Foto: Rafael Camarotta e o presidente da CBF, Samir Xaud.(Foto: Joilson Marconne / CBF)
Jogadores na sede da CBF. (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Presidente da FPF, CEO do Coritiba e presidente da CBF
Hélio Cury Filho, presidente da FPF, Lucas de Paula, CEO do Coxa, e Samir Xaud, presidente da CBF. (Foto: (Joilson Marconne / CBF)

Campeões com o Coritiba aguardaram 40 anos

Passaram-se 40 anos da maior conquista da história do clube, e somente agora os jogadores puderam sentir o “gostinho” da medalha. Alguns jogadores, como Tóbi e Marildo, morreram antes mesmo de receberem a premiação.

A medalha seria um reconhecimento. Medalha é símbolo de orgulho, não apenas para mim, mas para todos que participaram daquela conquista linda, épica“, disse o ex-lateral André, em entrevista ao RIC.com.br, no final de julho.

Presidente da CBF prometeu a entrega

Na partida entre Coritiba e Amazonas, realizada no Couto Pereira no dia 27 de julho, houve uma homenagem aos campeões de 85. Naquele dia, o atual presidente da CBF, Samir Xaud, prometeu que a entrega aconteceria.

Não poderia passar batido isso. Estamos aqui para minimizar essa espera, essa demora dessa entrega. A CBF se solidariza estando aqui. Com certeza os atletas que fizeram essa história merecem (o reconhecimento). Tudo que tiver que ser reparado será. Nunca é tarde para reconhecer o que ficou para trás”, disse o presidente.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!