O técnico Abel Braga deixou a aposentadoria e voltou ao Internacional na tentativa de salvar a equipe do rebaixamento restando duas rodadas para o fim do Brasileirão. No entanto, a entrevista coletiva de apresentação do treinador, realizada no último domingo (30), foi marcada por uma fala homofóbica.

Abel Braga em coletiva de apresentação. (Foto: Divulgação/ Internacional)

A polêmica veio quando o treinador, de 73 anos, foi se referir ao uniforme de treino do Colorado, que é rosa. Ele relembrou uma conversa com o diretor esportivo Andres D’Alessandro e disse: “Eu não quero meu maldito time treinando com camisas cor-de-rosa, parece um time de veados”, disse Abel.

+ Athletico lucra quase meio bilhão e passa gigantes em ranking de vendas

Logo após fazer o comentário, um jornalista o questionou sobre a fala, mas Abel rapidamente disse que foi “em tom descontraído”. “Eu precisava relaxar meu grupo, vocês entendem. Quero que os caras sejam fortes”, explicou.

Treinador pediu desculpas e Internacional não se posicionou

Ainda no domingo, após a repercussão nas redes sociais, que condenaram a fala do treinador, Abel pediu desculpas. Por meio do Instagram, ele disse que “Não fez uma boa colocação”. Por outro lado, o clube não se posicionou, até o momento da publicação desta reportagem, sobre o caso.

+ Veja pelo que briga cada time no Brasileirão 2025 faltando duas rodadas

“Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, escreveu.

Grêmio postou “indireta”

Após a polêmica, o rival Grêmio publicou mensagem e afirmou que o Tricolor é o “Clube de todos”. Apesar de não citar explicitamente a fala do técnico Abel Braga, a publicação veio horas depois da entrevista.

“Temos orgulho de todos os nossos torcedores, sejam eles azuis, brancos, pretos, rosas ou de qualquer outra cor. O Grêmio é lugar de paixão, onde todos podem ser quem quiserem ser, lugar em que o mais importante é a voz do alento. O Grêmio é o #ClubeDeTodos e somos contra qualquer tipo de discriminação”, escreveu o clube nas redes sociais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.