O Flamengo venceu o Ceará por 1×0, na noite desta quarta-feira (03), no Maracanã, e se tornou campeão do Brasileirão 2025 com uma rodada de antecedência. O time chegou a 78 pontos, cinco a mais do que vice-líder Palmeiras, e não pode mais ser alcançado no último jogo. O gol do título foi marcado por Samuel Lino, ainda no primeiro tempo.

Equipe do Flamengo que começou o jogo com o Ceará.
Equipe que começou o jogo contra o Ceará. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Esse foi o nono título brasileiro da história do clube carioca , que há quatro dias já tinha sido campeão da Libertadores. Nesta campanha, o Flamengo somou, em 37 jogos, 75 gols e é dono do melhor ataque. Também é rubro-negra a melhor defesa, que foi vazada apenas em 24 ocasiões. Arrascaeta foi o grande nome da campanha carioca, tendo anotado 18 gols no Brasileirão.

+ Com provocações ao Palmeiras, torcida do Flamengo comemora título da Libertadores

Assim como em toda a temporada, o Flamengo não fez uma exibição primorosa para sair de campo com a vitória. E esse é um fato relevante, uma vez que prova uma superioridade na qualidade dos atletas que permite que em dias menos brilhantes, eles façam o suficiente para conquistar vitórias. Foi assim contra o Palmeiras na final da Libertadores, e o cenário praticamente se repetiu diante do Ceará, que sequer chutou uma bola no gol.

Com a conquista do título de forma antecipada, o Flamengo deve ter o jogo contra o Mirassol, na rodada final, marcado para o sábado. Assim, terá mais tempo para viajar ao Catar, onde disputa o Intercontinental. O primeiro adversário é o Cruz Azul, na próxima quarta.

+ Atacante filho de Vagner Love é contratado pelo Coritiba

O Flamengo começou melhor, dominando a partida e somando mais de 75% de posse de bola. Lances claros de gol, porém, foram escassos. O Ceará tentava alguns contragolpes, mas pecava na qualidade dos lançamentos.

O gol do Flamengo era questão de tempo. De tanto insistir, a equipe rubro-negra aproveitou a primeira grande falha da defesa cearense para marcar. Samuel Lino recebeu passe na grande área, tocou na saída do goleiro. A bola passou por entre as pernas de Bruno Ferreira e balançou a rede no Maracanã, aos 37.

No segundo tempo, o Ceará precisou se lançar um pouco mais ao ataque. O Flamengo continuou mais perigoso. O jogo ficou morno. Os mandantes tinham algumas oportunidades, mas nada que de fato assustasse. Os visitantes, por sua vez, sequer chutavam no gol, apesar de rondar a área em algumas ocasiões.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 x 0 CEARÁ

FLAMENGO – Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho (De la Cruz) e Arrascaeta (Plata); Carrascal (Luiz Araújo), Bruno Henrique (Saúl Ñíguez) e Samuel Lino (Everton Cebolinha). Técnico: Filipe Luís.

CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor e Éder; Rafael Ramos, Diego (Lucas Mugni), Fernando Sobral (Lourenço) e Vinícius Zanocelo (Vina); Galeano, Pedro Raul e Paulo Baya (Fernandinho). Técnico: Léo Condé.

GOL – Samuel Lino, aos 37 minutos do 1º tempo.
ÁRBITRO – Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
PÚBLICO- 73.244 torcedores.
RENDA– R$ 4.950.770,00.
LOCAL– Maracanã, no Rio.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.