No futebol brasileiro, poucas coisas são tão temidas pelas equipes quanto o rebaixamento. A queda para outra divisão pode impactar diretamente nas finaças da próxima temporada, por conta da redução das receitas com direitos de transmissão, patrocínios, bilheteria, e até mesmo a contratação de jogadores. Confira quais são os times mais rebaixados do Campeonato Brasileiro.

A briga na parte de baixo da tabela, popularmente conhecida como “luta contra a degola”, é um campeonato à parte, gerando tensão e drama até a última rodada, com qualquer ponto podendo salvar um time do rebaixamento.
Quais são os times mais rebaixados na história?
O ranking de rebaixamentos considera todas as edições do Campeonato Brasileiro desde 1988. Atualmente, três equipes dividem o topo desta lista.
Empate triplo na liderança: 7 quedas
No topo da lista, três clubes compartilham o recorde de mais rebaixamentos para a Série B, com sete quedas cada.
- América-MG: O clube mineiro é um dos recordistas, com seu rebaixamento mais recente ocorrendo na temporada de 2023, quando terminou a competição na última posição. Até o momento, o Coelho segue na Série B.
- Coritiba: Representante do futebol paranaense, o Coxa também caiu sete vezes. A última queda foi em 2023, marcando mais um capítulo na história de instabilidade na elite do futebol Brasileiro. Até o momento, o Verdão também segue na Série B.
- Goiás: O Esmeraldino completa o trio de líderes. O time também foi rebaixado na temporada de 2023, selando sua sétima passagem pela zona de descenso. O Goiás segue na Série B até o momento.
6 rebaixamentos
Logo atrás dos líderes, um outro trio de equipes aparece com seis rebaixamentos no currículo, demonstrando uma presença frequente na zona de rebaixamento ao longo dos anos.
- Sport Recife: O Leão da Ilha, tradicional clube pernambucano, já foi rebaixado em seis ocasiões, com a última queda em 2021. Atualmente o Sport disputa a Série A, mas está na lanterna do campeonato.
- Vitória: O time baiano também tem seis rebaixamentos, sendo o último deles em 2023. Atualmente, o Vitória disputa a Série A.

5 rebaixamentos
- Avaí: O clube catarinense é uma das equipes que mais disputaram a Série B e soma cinco quedas da primeira divisão. Atualmente, a equipe segue na segunda divisão do futebol brasileiro.
- Criciúma: O Tigre foi rebaixado em 2024, marcando assim, o 5º rebaixamento.
- Santa Cruz: Atualmente, a Cobra Coral faz parte do grupo dos times penta rebaixados. Atualmente, a equipe disputa a Série D.
4 rebaixamentos
Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Fortaleza e Vasco
3 rebaixamentos
América-RN, Botafogo, CSA, Figueirense, Grêmio, Guarani, Joinville, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa, Juventude e Ceará
2 rebaixamentos
Botafogo-SP, Bragantino, Chapecoense, Desportiva, Ferroviário, Fluminense, Gama, Palmeiras e União São João

1 rebaixamentos
América-RJ, Atlético-MG, Bangu, Brasília, Brasiliense, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Galícia, Grêmio Prudente, Internacional, Inter de Limeira, Ipatinga, Itabaiana, Juventus-SP, Moto Club, Nacional-AM, Remo, Rio Branco, River-PI, São Caetano, São José-SP, Santo André, Santos, Taguatinga e Treze
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui