Com o fim do jogo entre Corinthians e Botafogo, neste domingo (30), encerrou a 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão 2025. Restando apenas duas rodadas, ocorrem diversas disputas diferentes entre os clubes na Série A.

Palmeiras e Vitória se enfrentam em jogo adiantado da penútlima rodada do Brasileirão.
Palmeiras de Vitor Roque ainda tem uma chance remota de título. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Apesar do título está muito perto do Flamengo e dois dos quatro rebaixados já estarem definidos, a próxima semana deve ser emocionante para várias torcidas. Veja abaixo a pontuação de cada time e o que ele disputa nesta reta final de Brasileirão.

1- Flamengo – 75 pontos- Após conquistar a Libertadores no sábado (29), o time carioca só precisa de uma vitória na quarta-feira (34), no Maracanã, para garantir o título brasileiro. Na última rodada o Flamengo ainda enfrenta o Mirassol, no domingo (7), fora de casa.

+ Com provocações ao Palmeiras, torcida do Flamengo comemora título da Libertadores

2- Palmeiras – 70 pontos– Vice-campeão da Libertadores e a cinco pontos do Flamengo no Brasileirão, o time paulista precisa vencer os dois últimos jogos, contra o Atlético-MG e Ceará, ambos fora de casa. Além disso, o time carioca só pode somar no máximo um ponto nas duas rodadas derradeiras.

3- Cruzeiro– 69 pontos. A seis pontos do líder, mas com três vitórias a menos, a Raposa não tem mais chance de conquistar o título. Da mesma forma,com 11 pontos em relação ao sexto colocado, a vaga na fase de grupos da Libertadores já está assegurada. Nas duas últimas rodadas, contra Botafogo (casa) e Santos (fora), o Cruzeiro apenas cumpre tabela, já pensando na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians no dia 10 de dezembro. 

4- Mirassol- 63 pontos- A principal surpresa da competição já está assegurada na Libertadores de 2026 e agora busca garantir a vaga na fase de grupos da competição. A equipe tem cinco pontos a mais do que o sexto colocado e ainda joga contra Vasco (fora) e Flamengo (casa).

+ Flamengo vence o Palmeiras e se torna o time brasileiro com mais títulos da Libertadores

5- Botafogo – 59 pontos- Também já garantido na Libertadores, o Alvinegro quer a vaga na fase de grupos. Por enquanto, em quinto lugar, o time está garantido, mas a diferença para o sexto é de apenas um ponto. No entanto, se Cruzeiro ou Fluminense forem campeão da Copa do Brasil, o G5 vira G6, o que facilitaria a vida do Botafogo. Nos dois últimos jogos o time enfrenta Cruzeiro (fora) e Fortaleza (casa).

6- Fluminense – 58 pontos- A situação do time carioca é parecida com a do Mirassol e do Botafogo. Com 10 pontos a mais do que o oitavo lugar, a vaga na Libertadores já está assegurada. Agora a disputa é para começar direto na fase de grupos, o que por enquanto significa ficar entre os cinco primeiros. No entanto, dependendo da Copa do Brasil, o sexto lugar ainda pode ser o suficiente. Nos últimos jogos enfrenta Grêmio (fora) e Bahia (casa).

7- Bahia– 57 pontos- Com nove pontos a mais do que oitavo colocado, o time também está garantido na sua segunda Libertadores seguida. A vaga no G5 (que pode virar G6) também é possível, já que a diferença para o Fluminense é só de um ponto. Nos últimos jogos o Bahia enfrenta o Sport (casa) e o Fluminense (fora).

+ Entre arrancada e regularidade, Athletico e Coritiba dominaram números da Série B

8- São Paulo– 48 pontos– Disputa mais diretamente com o Corinthians e o Grêmio esse oitavo lugar, que pode dar uma vaga na Libertadores dependendo do resultado da Copa do Brasil. Hoje tem dois pontos a mais que esses dois times. Nas últimas rodadas enfrenta Internacional (casa) e Vitória (fora).

9- Corinthians- 46 pontos– Com a diferença para o sétimo de 11 pontos, o oitavo lugar é a posição máxima que o time pode terminar no campeonato após enfrentar o Fortaleza (fora) e o Juventude (casa) nas últimas rodadas. Isso é importante caso Cruzeiro ou Fluminense vença a Copa do Brasil, o que faria abrir o G8 no Brasileirão. Lembrando que o Corinthians também está na Copa do Brasil, podendo adquirir a vaga para a próxima Libertadores pelos dois caminhos.

10- Grêmio– 46 pontos– Com dois pontos a menos do que o oitavo colocado, o time gaúcho é outro que está de olho em um possível G8. Por outro lado, com cinco pontos acima da zona de rebaixamento, a equipe ainda não está matematicamente salva. Os próximos adversário são Fluminense (casa) e Sport (fora).

11- Vasco– 45 pontos– Outro que ainda olha para as duas pontas da tabela, com três pontos a menos que o oitavo lugar e somente quatro a mais do que a ZR. O Vasco ainda enfrentará Mirassol (casa) e Atlético-MG (fora). Ainda tem a semifinal da Copa do Brasil após o Brasileirão.

12- Bragantino– 45 pontos– Mesma situação do Vasco, com três pontos a menos que o oitavo lugar e somente quatro a mais do que a ZR. Enfrenta Vitória (casa) e encerra o campeonato contra o Internacional (fora).

13- Atlético-MG– 45 pontos– No fechamento dessa matéria, era o único ao lado do Fortaleza com um jogo a menos (que seria realizado neste domingo mesmo, às 18h30). Também está em busca de um possível G8, que ainda não existe, mas precisa também se livrar matematicamente do rebaixamento. Ainda enfrenta Palmeiras e Vasco, ambos em casa.

14- Ceará– 43 pontos- Apesar da diferença para o oitavo lugar, de cinco pontos, ainda ser possível de tirar, a preocupação maior é com a proximidade da zona de rebaixamento, apenas dois pontos abaixo. O time cearense ainda tem uma das tabelas mais difíceis pela frente, com Flamengo (fora) e Palmeiras (casa).

15- Vitória– 42 pontos- Também está focado em escapar do rebaixamento- apenas um ponto a mais que o 17º, apesar da diferença para o grupo dos que se classificam hoje para a Sul-Americana ser de apenas três pontos. Ainda enfrenta Bragantino (fora) e São Paulo (casa).

16- Santos– 41 pontos– Tem a mesma pontuação que o primeiro time dentro da ZR, mas fica na frente por causa do saldo de gols. Na luta para escapar da Série B, ainda enfrenta Juventude (fora) já rebaixado e Cruzeiro (casa), que estará cumprindo tabela.

17- Internacional– 41 pontos- Entrou na zona de rebaixamento na última rodada, demitiu o treinador e trouxe o Abel Braga para nas duas últimas rodadas tentar fugir da Série B. Ainda enfrenta São Paulo (fora) e Bragantino (casa).         

18- Fortaleza– 37 pontos- Com um jogo a menos que o restante das equipes, ainda joga com o Atlético-MG neste domingo, em jogo atrasado da rodada 35. Depois ainda enfrenta Corinthians (casa) e Botafogo (fora). Com quatro pontos a menos que o primeiro fora da ZR, precisa vencer suas partidas e contar com uma combinação de resultados.

19- Juventude– 34 pontos– Já matematicamente rebaixado.

20- Sport – 17 pontos– Já matematicamente rebaixado.  

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.