Maringá - O Maringá se consolidou nos últimos anos como uma das principais equipes do Campeonato Paranaense. Conhecido como Dogão, a equipe do Noroeste do estado protagonizou campanhas de destaque em âmbito estadual e nacional.

Dogão foi vice-campeão do Paranaense em 2025. (Foto: Fernando Teramatsu / MFC)

A história do Maringá FC

Fundado em 2010 como Grêmio Metropolitano Maringá, o clube nasceu com o propósito de resgatar o futebol da cidade pelas mãos de maringaenses apaixonados. Logo no primeiro ano, conquistou a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense.

+ Quais são os times que vão jogar a primeira divisão do Campeonato Paranaense 2026?

Em 2013, venceu a Segunda Divisão e, em 2014, já como Maringá Futebol Clube, chegou à final da Primeira Divisão do Paranaense pela primeira vez. Naquele ano, também estreou na Série D do Campeonato Brasileiro.

Onde o Maringá joga: Willie Davids

O Estádio Regional Willie David, casa do Dogão, é um dos palcos mais tradicionais do interior do Paraná. Localizado em Maringá, o estádio tem capacidade para 16.226 torcedores e recebe grande público nos jogos.

Estádio Willie Davids, o palco da partida entre Maringá x Atlético-MG
Estádio Willie Davids. (Foto: Divulgação Maringá)

Conquistas e campanhas marcantes

Em 2022, chegou novamente à final do Campeonato Paranaense e garantiu vagas na Série D e Copa do Brasil. Em 2023, o Maringá ficou em 4º lugar no estadual e avançou à segunda fase da Série D. Na Copa do Brasil, eliminou o Sampaio Corrêa na primeira fase e o Marcílio Dias na segunda, enfrentando o Flamengo na terceira fase, inclusive, vencendo o rubro-negro no WD.

+ Federação divulga tabela do Paranaense 2026. Veja os confrontos

O ano de 2024 foi o mais marcante da história até então: o Dogão foi vice-campeão Paranaense e conquistou o tão sonhado acesso à Série C do Brasileiro. Também eliminou o América-MG na primeira fase da Copa do Brasil.

Participações e expectativas para o Paranaense

Em 2025, o clube chegou à final do Campeonato Paranaense pela terceira vez em quatro anos e a expectativa para 2026 é repetir a boa campanha. Sob o comando do treinador Rodrigo Chipp, a equipe já iniciou a preparação para a próxima temporada.

+ Nova fórmula, menos jogos e transmissão da Ric RECORD: como será o Paranaense 2026

O Dogão estreia na competição no dia 7 de janeiro, diante do Cianorte, fora de casa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui