O Campeonato Paranaense 2026 começa nesta terça-feira (6). Às 20h, a bola rola para São Joseense x Galo Maringá, na Arena da Baixada, dando o pontapé inicial na temporada para os nossos times. E a competição este ano promete ainda mais equilíbrio. Muito por conta das mudanças.

O novo calendário brasileiro fez com que o Brasileirão comece logo em janeiro. Daqui três semanas a bola já rola novamente no principal torneio nacional. E, com isso, os estaduais foram encurtados. No novo regulamento, os 12 times do Paranaense foram divididos em dois grupos, o que deixa a primeira fase mais imprevisível.
As equipes do Grupo A enfrenta, as do Grupo B em turno único. Ou seja, serão seis partidas para definir os oito clubes que avançam para o mata-mata. E isso pode ser ainda mais vantajoso para o interior em relação à dupla Atletiba.
Interior chega ainda mais forte
Embora Athletico e Coritiba estejam novamente na Série A, os dois largam em ‘desvantagem’ nas primeiras rodadas, uma vez que precisam focar na preparação física, enquanto a maioria dos outros participantes iniciaram a pré-temporada mais cedo e só vão disputar uma divisão nacional mais para frente.
E se em 2025 a final foi entre Operário e Maringá, 2026 pode mais uma vez colocar o interior na disputa pelo troféu. E candidatos é que não faltam. O próprio Fantasma, que está na Série B, sonha com o bicampeonato. Comandado por Alex, manteve seus principais jogadores – o goleiro Elias e o meia Boschilia -, além de se reforçar.
Vice-campeão da Série C, o Londrina volta à segunda divisão e quer coroar esta temporada mostrando que tem peças importantes e que podem fazer a diferença. Assim como o Maringá, que vem de uma reformulação em relação a 2025, mas conta novamente com o atacante Negueba.
+ Quanto vale o título do Campeonato Paranaense 2026? Conheça as premiações
O que falar então do Cianorte, que bateu na trave na Série D, mas terminou o último ano conquistando a Taça FPF? Em busca do inédito título, o Leão do Vale aposta na sua estrutura e no fato de ser um dos mais avançados na preparação.
Paranaense terá cobertura completa do Grupo Ric
Outro clubes, como Azuriz e São Joseense, que disputarão a Série D em 2026, querem surpreender, assim como o Galo Maringá, que atropelou todo mundo na segunda divisão e chega empolgado neste retorno à elite. Andraus, Cascavel e Foz do Iguaçu são as maiores incógnitas deste Paranaense, mas em uma fase tão curta, também podem aprontar.
Por isso, Coxa e Furacão precisam abrir o olho. Principalmente por jogarem com times sub-20 nas primeiras rodadas. Um vacilo inicial pode custar caro lá na frente. E não há muito tempo para uma reação. A primeira fase começa nesta terça e já acaba no dia 24. Ou seja, serão 18 dias de duelos decisivos para definir o mata-mata.
+ Onde assistir aos jogos do Campeonato Paranaense 2026?
E, claro, toda a emoção do Campeonato Paranaense você acompanha no Grupo Ric, com transmissões das partidas aos sábados pela Ric RECORD e todos os duelos da dupla Atletiba na Jovem Pan News.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.