O São Joseense estreou no Campeonato Paranaense em 2022, após ascender das divisões de base do futebol estadual. Desde então, o clube disputa de forma consecutiva a elite do estadual, jogando no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

São Joseense foi fundado em 2015 e estreou na elite do Campeonato Paranaense em 2022
Fundado em 22 de maio de 2015, o São Joseense disputou a primeira competição profissional no ano seguinte, na 3ª Divisão do Campeonato Paranaense. Em 2017, o clube conquistou a terceira divisão estadual, garantindo o primeiro título da sua história.
Na sequência, permaneceu na segunda divisão (Série Prata) e, em 2021, foi campeão da competição, conquistando acesso à elite estadual.
Por isso, a primeira participação do São Joseense na primeira divisão do Campeonato Paranaense ocorreu em 2022. Desde então, o clube manteve sua vaga de forma consecutiva, sendo 2026 a quinta temporada seguida na elite.
Estádio do Pinhão: a casa do São Joseense
O estádio do São Joseense é o Estádio do Pinhão, oficialmente chamado Estádio Municipal Cilmar Pedro Coergen, localizado em São José dos Pinhais. A capacidade oficial gira em torno de 5,2 mil torcedores.

O estádio ficou fechado entre 2014 e 2017 para uma reforma nas arquibancadas e instalação de grama sintética.
Em 2025, foi confirmada uma segunda reforma no Estádio do Pinhão, com investimento estimado entre R$ 9 e 12 milhões, prevendo melhorias como novas cabines para a imprensa, camarotes, vestiário, área coberta para torcida e troca da grama sintética.
Clube possui dois títulos oficiais desde sua fundação
Até o momento, o São Joseense acumula os seguinte títulos oficiais nas divisões estaduais:
- Terceira divisão do Campeonato Paranaense: campeão em 2017
- Segunda divisão (Série Prata) do Campeonato Paranaense: campeão em 2021
São Joseense no Campeonato Paranaense 2025: recuperação e classificação para a Série D nacional
Em 2025, o clube protagonizou uma recuperação notável: após início ruim (um ponto somado de 18 disputados) e risco de rebaixamento, Ageu Gonçalves assumiu a equipe, que conseguiu vaga no G8 do estadual e classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui