O Palmeiras tem uma série de desfalques para enfrentar o Botafogo a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. Candidato a substituir Matias Viña, Renan está no clube desde os 13 anos e coleciona títulos nas categorias de base, entre eles o Mundial Sub-17 de 2019.

Dono da posição de titular, Viña foi chamado para defender o Uruguai nas primeiras duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, contra Chile e Equador. Assim, o lateral canhoto desfalcará o Palmeiras nos confrontos com Botafogo, São Paulo e, possivelmente, também Coritiba.

Desde as saídas de Victor Luis e Diogo Barbosa para Botafogo e Grêmio, o Palmeiras tem Lucas Esteves como única alternativa para a lateral esquerda. Após sofrer lesão muscular na coxa direita, o jovem segue em transição física e não foi relacionado para o duelo desta quarta-feira, o que pode propiciar a estreia de Renan no time principal.

Nascido em Itapevi, o jovem tem 18 anos de idade e iniciou sua passagem pelo Palmeiras em 2015. O então zagueiro passou a atuar também como lateral esquerdo por decisão do técnico Artur Itiro na temporada de 2019 e agradou, ganhando a polivalência como característica.

Com a Seleção Brasileira, ao lado do também palmeirense Gabriel Veron, ele conquistou a edição de 2019 do Mundial Sub-17. Pelo clube alviverde, ganhou torneios como a Copa do Brasil Sub-17, a Supercopa do Brasil Sub-17 e o Mundial de Clubes Sub-17, além do Campeonato Paulista Sub-17 e Sub-15.

Além de Renan, Vanderlei Luxemburgo tem a opção de improvisar o meia Gustavo Scarpa na lateral esquerda diante do Botafogo. Também convocados, Weverton, Gustavo Gomez e Gabriel Menino devem ser substituídos por Jailson, Luan e Bruno Henrique, respectivamente.