Na vitória do Corinthians sobre o Athletico-PR no domingo, na Arena da Baixada, Víctor Cantillo ficou no banco de reservas pela segunda vez consecutiva. Após ganhar a posição de titular e somar boas atuações com o técnico Sylvinho, o volante perdeu espaço com a consolidação de Giuliano.

Cantillo foi titular em 13 dos 15 jogos que disputou desde a chegada de Sylvinho. Como primeiro homem do meio-campo, colombiano foi muito elogiado pelo treinador nos primeiros compromissos do Campeonato Brasileiro, já que auxiliava a saída de bola da equipe com bons passes e lançamentos.

Com Cantillo de primeiro volante, Gabriel passou a ser utilizado mais à frente, muitas vezes fazendo dupla com Roni. Após a chegada de Giuliano, primeira contratação do Corinthians na temporada de 2021, o camisa 5 voltou a jogar na frente dos zagueiros, deixando o colombiano no banco.

Dois motivos explicam a escolha de Sylvinho de deixar Cantillo fora dos 11 iniciais. O primeiro é o nível apresentado por Giuliano. Em apenas três jogos, o reforço já se tornou peça fundamental no meio-campo, clareando as jogadas do Timão. Segundo o Footstats, foram 124 passes certos, 97% de precisão e uma assistência nas primeiras exibições.

? 96% de acerto de passes (97% – 95%)

Salto de qualidade imediato na equipe! pic.twitter.com/7Z5FbanzDQ

— Footstats I2A (@Footstats) August 22, 2021

A segunda razão é a falta de versatilidade de Cantillo. Desde que assumiu o comando do Corinthians, Sylvinho afirmou diversas vezes que gosta de jogadores que possam desempenhar mais de uma função, como o próprio Gabriel. O treinador também revelou em entrevista coletiva após empate sem gols com o Santos, no dia 8 de agosto, que não vê o camisa 24 atuando em outra posição.

“Todos os atletas concorrem. São atletas que podem ocupar funções diferentes. Gabriel pode fazer o primeiro, pode fazer um meio-campista, o Renato, igual. O Giuliano em qualquer um dos dois lados, temos o Vitinho, temos o Cantillo, que na verdade é o primeiro meio-campista nosso. A gente o tem como primeiro. Não entendo que ele pode jogar em um plano mais avançado, mas os demais atletas podem ocupar duas ou três funções de meio-campo”, disse.

A tendência é que o colombiano perca ainda mais espaço no futuro. Isso porque Renato Augusto, principal contratação da temporada, ainda não está 100% fisicamente e não tem condições de ficar mais de 45 minutos em campo. Após o triunfo sobre o Athletico, Sylvinho chegou a dizer que o ídolo corintiano pode ser utilizado como primeiro volante.

Cantillo entrou em campo pela última vez na derrota por 3 a 1 para o Flamengo, na Neo Química Arena. Na ocasião, o meia não teve boa atuação, errando passe que gerou o primeiro tento rubro-negro e sendo substituído no início do segundo tempo.