O técnico italiano Carlo Ancelotti, 65 anos, foi anuniciado oficialmente nesta segunda-feira (12) como novo treinador da seleção brasileira. O contrato é até a Copa do Mundo de 2026. Ele será o primeiro estrangeiro na história a comandar o time canarinho de forma contínua.

Técnico Carlo Ancelotti.
Técnico Carlo Ancelotti. Foto: Instagram pessoal.

O Brasil estava sem técnico desde a saída de Dorival Júnior, em março. O treinador italiano poderá focar apenas na seleção brasileira a partir do dia 26 de maio, após o encerramento do campeonato espanhol. Depois da derrota no último final de semana para o Barcelona, o Real Madrid ficou sete pontos atrás do rival e tem chances remotas de título.

No comunicado feito pela CBF, fica claro que Ancelotti já estará na frente da seleção brasileira nos dois próximos compromissos pelas Eliminatórias. No dia 5 de junho, o Brasil enfrentará o Equador. Já no dia 10 o adversário será o Paraguai.

+ Para qual time torce o novo papa? Leão XIV tem relação com outros esportes em cidade que respira ‘rivalidade

Técnicos estrangeiros pontuais

Apesar de Ancelotti ser o primeiro técnico estrangeiro oficialmente na seleção brasileira, outros treinadores que não nasceram no país já comandaram o escrete canarinho em casos pontuais. Isso aconteceu em três oportunidades.

Em 1925, o uruguaio Ramón Platero comandou o Brasil em quatro jogos, pela Copa América. Já em 1944 o português Jorge Gomes de Lima dirigiu o time em dois amistosos. Por fim, em 1965, o argentino Filpo Nuñez comandou a equipe em apenas um jogo.

Veja abaixo o comunicado da CBF:

“A maior Seleção da história do futebol agora será liderada pelo técnico mais vitorioso do mundo. Carlo Ancelotti, sinônimo de conquistas históricas, foi anunciado nesta segunda-feira (12) pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como o novo técnico da Seleção Brasileira. Ele vai comandar o Brasil até a Copa do Mundo de 2026 e já treinará a Amarelinha nos dois próximos jogos pelas Eliminatórias diante do Equador e Paraguai, no próximo mês.  

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.