O Cianorte é o campeão da Taça FPF 2026. Sem nenhuma dificuldade, o Leão do Vale se impôs no Albino Turbay e goleou o Azuriz por 4×0, neste sábado (22), com gol de Danilo Peu e Wágner Manaus, ambos no primeiro tempo, e João Prado, duas vezes na etapa final. Como já havia vencido por 1×0 a ida, o título veio sem sustos.

Resultado que recompensou aquele que teve a melhor campanha de toda a competição. No total, foram seis vitórias, três empates e apenas uma derrota em dez jogos.
Agora, o Cianorte aguarda apenas a confirmação ou não do acesso do Athletico na Série B para definir seu futuro em 2026. Como campeão da Taça FPF, o Leão do Vale tem o direito de escolher se ficará com a vaga na Copa do Brasil ou na nova Copa Sul-Sudeste. Porém, se o Furacão consolidar a volta à Série A, a sua vaga na Copa do Brasil via Paranaense passaria para o sexto colocado, que foi justamente o Cianorte.
Desta forma, o clube escolheria como prêmio a disputa da Copa Sul-Sudeste e, consequentemente, o Azuriz, vice-campeão, fica com a vaga para a Copa do Brasil via Taça FPF, se juntando a Athletico, Coritiba, Operário, Maringá, Londrina e o próprio Cianorte.
Cianorte definiu confronto no primeiro tempo
Apesar da vantagem de jogar pelo empate, o Leão do Vale iniciou o jogo com uma postura ofensiva, buscando a vitória. Logo aos 11 minutos, já havia acertado a trave, com Wesley. Depois, aos 25, Maranhão cruzou pela esquerda e Cálito cabeceou, para boa defesa de Buzetto, que espalmou para fora.
Só que, na cobrança de escanteio, se originou o gol. Aos 26, após levantamento na área, a bola voltou e Wagner Manaus cruzou para Danilo Peu, que, de costas, cabeceou e encobriu Buzetto.
Pouco depois, aos 39, veio o gol derradeiro. Em cobrança de falta com categoria, Wagner Manaus acertou o ângulo, chegando a bater primeiro no travessão, liquidando o confronto.
O Azuriz até tentou esboçar uma pressão em busca de um primeiro gol, mas foi pouco efetivo e praticamente não assustou. Tanto que o segundo tempo foi de poucas emoções, até que, nos minutos finais, os donos da casa transformaram a vitória em goleada, com dois gols de João Prado, aos 38 e 42.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui